9 de janeiro de 2009

Exposição “Do Palácio de Belém”
prossegue em Janeiro com animação

A Câmara Municipal de Portalegre informa que a exposição “Do Palácio de Belém”, patente no Convento de S. Bernardo, em Portalegre, continuará a contar até final deste mês com animações gratuitas ao fim-de-semana, desta vez dando lugar à presença de grupos musicais provenientes de várias partes do País.
Assim, no Sábado, dia 10 de Janeiro, a Sala do Capítulo do Convento de S. Bernardo acolherá, pelas 15:30h, um espectáculo de Canto de Coimbra, sob direcção de António Ataíde. Trata-se de um grupo que canta fado de Coimbra, relembrando o espírito académico de Coimbra.

No Sábado seguinte, dia 17 de Janeiro, a animação estará a cargo da Banda Filarmónica de Santana e Domingo, dia 18, será a vez da Imperial Neptuna, a Tuna da cidade da Figueira da Foz, animar e aquecer o ambiente. Ambas as actuações decorrerão às 15:30h na Sala do Capítulo do Convento de S. Bernardo.

Para dia 24 de Janeiro, às 15:30h, na Sala do Capítulo do Convento de S. Bernardo, está agendado um concerto pelo Coral David Sousa com o Coro de Câmara da Assembleia Figueirense. Nesse mesmo dia, às 21:00h, na referida Sala do Capítulo, a animação musical estará a cargo da Camerata Viana da Motta do Teatro Nacional de S. Carlos (que conta com a presença da 1ª violoncelo Irene Lima). Composta por 13 músicos, as suas músicas marcam pela diferença e abordam as obras de um vasto leque de compositores.

Domingo, dia 25 de Janeiro, às 15:30h, é a vez do Grupo de Cordas da Guarda Nacional Republicana encher com as suas melodias a Sala do Capítulo do Convento de S. Bernardo. Pelas 18:00h, no mesmo local, tem lugar um recital de música de câmara pelo Agrupamento de música de câmara da Academia Nacional Superior da Orquestra Metropolitana.

Finalizando o calendário da Exposição “Do Palácio de Belém”, tem lugar dia 30 de Janeiro, pelas 21:00h, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, uma cerimónia de encerramento da Exposição, seguida da actuação da Orquestra Clássica do Centro, interpretando compositores barrocos, clássicos, românticos e contemporâneos. Este espectáculo contará ainda com a participação do Coro dos antigos orfeonistas de Coimbra.

Inaugurada dia 4 de Novembro, a exposição “Do Palácio de Belém” dará a conhecer até dia 31 de Janeiro a residência oficial do Presidente da República, numa mostra de mais de 200 peças. A exposição está patente no Convento de S. Bernardo de Terça a Domingo, das 10:00h às 18:00h, com um preço de entrada de 1 Euros e com preços especiais para grupos. © NCV

Sem comentários: