16 de fevereiro de 2009

Aprovado projecto internacional da OCRE
na área da “técnica de pedra seca”

A Associação OCRE anunciou ter sido aprovado o projecto “European Dry Stone Issues “ (EDSI) ao abrigo do Programa Grundtvig (aprendizagem ao longo da vida).O Projecto EDSI aborda a temática da pedra e em particular a técnica de pedra seca, ligada à construção de muros, arquitectura ou outras formas de arte como a escultura. Valorizar os recursos (pedra e competências tradicionais) para o desenvolvimento local, adequar a formação, validar uma rede de certificação de competências, são alguns dos objectivos propostos.
A parceria integra, para além da OCRE (Portugal) Autoridades Locais, Universidade de Turim, Institutos da área do Ambiente, património e tradição, Centros de Pesquisa e Organizações Não Governamentais, de Itália, França, Reino Unido, Grécia, num total de nove parceiros.
De acordo com os termos de uma nota da OCRE, “pretende-se tirar partido do trabalho comum de uma equipa transnacional, com competência reconhecida e de interesse multidisciplinar, de forma a viabilizar procedimentos inovadores e detectar perspectivas complementares, tendo sempre como fundo de orientação comum, a rentabilização e refuncionalização de conhecimentos tradicionais e a coesão social, económica e territorial”.
O Projecto está já a decorrer entre Setembro de 2008 e vai até Junho de 2010, sendo “referente” a arquitecta Francisca Neto. © NCV

Sem comentários: