18 de fevereiro de 2009

Aprovado projecto transnacional da OCRE

O Comité Europeu MED aprovou em Marselha o projecto transnacional FreeMed em que participa a Associação OCRE.
Esta parceria transnacional, no âmbito da protecção e valorização de recursos naturais e do património, inclui para além da OCRE, seis instituições públicas de quatro países (cinco equiparadas a associações de Municípios e uma Região Grega).
Aborda a protecção e a valorização dos recursos naturais, o património e as suas dimensões culturais, característicos de espaços fluviais e das suas bacias. Procura em particular a rentabilização económica, turística, social e ambiental numa perspectiva de equilíbrio e desenvolvimento sustentável.
O projecto implica seis regiões mediterrâneas sensíveis, em Itália (Campania, Sicília), França (Provença - Cote d´Azur), Portugal (Alentejo), Espanha (Catalunha) e Grécia (Thessalia). Pretende-se melhorar a gestão destes espaços desenvolvendo a concertação, a evolução dos usos e a inovação de práticas.
O projecto decorrerá até 2011.
Em Portugal, apenas as regiões do Alentejo e Algarve estão incluídas na área de intervenção do Programa MED.
O objectivo do Programa Europeu MED, que vem substituir um anterior designado por MEDOC, é o de melhorar a competitividade do conjunto do espaço do Mediterrâneo, tornando-o um território capaz de rivalizar com os seus concorrentes internacionais, condição essencial para assegurar o crescimento e o emprego às gerações futuras, bem como promover a coesão territorial e intervir activamente a favor da protecção do ambiente, numa lógica de desenvolvimento sustentável.
Na primeira chamada deste Programa Operacional Transnacional MED chegaram à última ronda de aprovação 44 projectos. Concluindo-se assim uma selecção criteriosa que se desenvolveu em duas fases e se prolongou desde 3 de Março de 2008. © NCV

Sem comentários: