9 de fevereiro de 2009

Estudo aponta distrito de Portalegre
com menos carros nos últimos anos

Portalegre é o distrito com o parque automóvel mais pequeno, tendo registado apenas mais 960 veículos face ao ano anterior, de acordo com um estudo divulgado pela Cetelem Em situação semelhante encontra-se Bragança onde o número de viaturas aumentou em 1065 unidades. Os distritos que mais se destacam, em termos de parque automóvel são Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.

Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, que analisa o sector automóvel no mercado português, 79% das famílias portuguesas estão equipadas com um veículo automóvel. Apesar da maioria dos Portugueses possuir automóvel a verdade é que o crescimento do próprio parque automóvel tem sido pouco significativo nos últimos anos em cada um dos distritos analisados.

O Observador Cetelem analisou os dados dos últimos anos no que se refere ao crescimento do parque automóvel de cada um dos distritos e concluiu que, apesar da maioria das famílias possuir automóvel, o crescimento do parque automóvel tem sido reduzido.

O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.

O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou, em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os actores do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.

Em Portugal o estudo está disponível para download no site www.oobservador.pt: um espaço interactivo e dinâmico onde será também possível obter informações e participar num fórum de discussão. © NCV

Sem comentários: