12 de fevereiro de 2009

Igreja da Senhora dos Remédios ameaça ruir


Em declarações ao NCV, o cónego Tarsício Fernandes Alves adiantou que a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Castelo de Vide, corre sérios riscos de cair.
Trata-se do monumento situado junto ao cemitério da vila e que há muito se encontra em ruínas, sobretudo devido ao mau estado de conservarão da sua cobertura.
No entanto a Paróquia está apostada em não deixar cair o histórico imóvel. Para o efeito estão mesmo a ser realizados levantamentos arquitectónicos da estrutura a fim de eventualmente serem realizadas obras de consolidação do imóvel. O problema é que o investimento a concretizar é elevado e a Paróquia não possui verbas disponíveis para tal fim.
Aqui fica a informação na certeza de que ninguém poderá ficar indiferente à degradação deste património religioso de Castelo de Vide.
Restauro da Igreja de São João
Entretanto sublinhe-se que a Paróquia está também apostada em avançar no restauro da Igreja de São João, situada no centro da vila. Para tal estão a decorrer conversações com a Mordomia de São João, a fim de serem restaurados um ou dois Altares. E a própria Confraria de Nossa Senhora dos Prazeres, sempre ligada à citada Mordomia, eventualmente também poderá contribuir para que esta intervenção venha a ser uma realidade.
Conferências mensais
Refira-se ainda que a Igreja castelovidense vai promover, todos os meses, uma série de conferências a terem lugar ao início do serão no novo salão/auditório da Matriz (ou seja a restaurada sacristia situada mais a Norte no templo).
A primeira destas conferências teve já lugar a 6 de Fevereiro (sexta-feira) e versou a Economia Doméstica. Depois seguem-se outros temas com a Saúde no Lar e a Família. Todos estão convidados a participar. © NCV

Sem comentários: