27 de fevereiro de 2009

Pós-graduação em Cuidados Continuados Integrados com 15 alunos em Castelo de Vide

A primeira edição do curso de pós-graduação em Cuidados Continuados Integrados, organizada pelo pólo de Castelo de Vide da Universidade de Évora, vai decorrer de 3 de Março a 31 de Julho, neste segundo semestre do actual ano lectivo, nas instalações do Centro Internacional de Formação Avançada Mouzinho da Silveira, uma iniciativa da Fundação Nossa Senhora da Esperança e daquela Universidade.
No final de Janeiro, ficaram preenchidas junto do Núcleo de Formação Contínua (NUFOR) da Universidade de Évora 15 das 25 vagas abertas; os custos da pós-graduação, que tem 25 vagas disponíveis, rondam os 500€ de propina e 76€ de inscrição.
O coordenador deste curso de pós-graduação destinado aos profissionais de saúde é a Professora Doutora Felismina Mendes, da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da mesma Universidade de Évora. A duração é de 324 horas divididas em 12 unidades lectivas. As aulas decorrem em regime diurno às terças-feiras, de 3 Março a 31 de Julho de 2009.
A atribuição do Certificado de Pós Graduação em Cuidados Continuados Integrados, exige a aprovação em todas as unidades curriculares do curso. Por outro lado, para obtenção do Certificado do Curso, o numero de faltas não poderá exceder 15% da carga horária.
“Dar resposta à diversidade de situações”
Tendo como referência o Decreto-Lei nº 101/2006, de 6 de Junho, tem vindo a ser feito um crescente investimento no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados. Este novo cenário exige profissionais com competências específicas capazes de dar resposta à diversidade de situações existentes.
Neste sentido, e dada a inexistência de instituições nesta região que promovam formação nesta área, criou-se a Pós-Graduação em Cuidados Continuados Integrados.
Competências a desenvolver
De acordo com a ficha de projecto deste curso, pretende-se que ao longo do curso os formandos desenvolvam as seguintes competências: compreender e analisar a conceptualização e o enquadramento político dos cuidados continuados integrados, conhecer e saber como utilizar os principais instrumentos de avaliação multidisciplinar em cuidados continuados integrados, compreender e planear intervenções em cuidados continuados integrados, compreender e fundamentar as estratégias de intervenção terapêutica em cuidados continuados integrados, analisar e discutir a dimensão ética do processo de intervenção em cuidados continuados integrados, e compreender o processo de construção e execução de um projecto de investigação em cuidados continuados integrados. © NCV

Sem comentários: