30 de março de 2009

Expropriações avançam
na Variante a Castelo de Vide

Em Edital da EP, Estradas de Portugal, S.A., publicado na edição de 21 de Março do jornal "Fonte Nova" referente a Expropriações da Estrada Nacional 246-1 - Variante a Castelo de Vide, pode ler-se que por despacho do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, de 09-02-2009, publicado na II série do Diário da República n.º 34 de 18-02-2009, "foi declarada a utilidade pública com caracter de urgência e autoriza a posse administrativa das parcelas necessárias à execução da obra" em causa.
Assim e segundo a legislação em vigor, torna-se público que os interessados poderão obter toda a informação necessária sobre as expropriações, nomeadamente sobre as propostas das Estradas de Portugal, para a aquisição das parcelas por acordo amigável.
Curiosamente a informação está disponível em... Santarém... É caso para se dizer: viva a descentralização.
Pelos vistos a obra em causa vai mesmo avançar, mesmo sem se ter estudado convenientemente, ao que sabemos, outras alternativas eventualmente mais sãs e rentáveis, como o caso de uma estrada mais ou menos paralela à linha férrea do Ramal de Cáceres, como previa o Plano de Urbanização de Castelo de Vide. Como dizia o outro, e viva a Res Publica!!
IC 13 já liga Portalegre ao Crato e pode passar por Castelo de Vide
Como as conversas são como as cerejas, aproveitamos para informar os nossos leitores de que já se circula no IC 13, no troço entre Portalegre e o Crato (dentro de algumas semanas abrirá a ligação até Alter do Chão).
A abertura desta importante estrada foi abordada na Rádio Portalegre, tendo-se falado também no troço do IC 13 entre Portalegre e Galegos. E logo pessoa bem informada lembrou os problemas do impacto ambiental do projecto do referido troço se este se estender pela serra da Ribeira de Nisa / Alvarrões / São Salvador da Aramenha. E no ar ficou a hipótese, mais do que provável, do Itinerário Complementar 13, na sua ligação a Espanha, ter de passar nas imediações da Vargem, Castelo de Vide e Escusa, antes de chegar à Portagem.
O mesmo entrevistado aproveitou para dizer que a variante a Castelo de Vide ia mesmo avançar e deu a entender que o traçado escolhido já contemplava a mais que obrigatória passagem por ali do IC 13 entre Portalegre e Galegos. A ver vamos... © JRR/NCV


Sem comentários: