29 de abril de 2009

Comunicado da Comissão Política do PS
sobre a recolha e utilização de imagens
na Escola Garcia d'Orta

Da Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, Cecília de Oliveira, recebemos o seguinte comunicado que a seguir publicamos na íntegra.
Perante os últimos acontecimentos que marcam a actualidade política em Castelo de Vide e que se prendem com a reportagem feita na escola de Castelo de Vide no passado dia 17 de Abril, no âmbito do Programa Magalhães, a qual foi utilizada no tempo de antena do Partido Socialista no dia 22 de Abril, não tendo qualquer responsabilidade na matéria, não me sinto na obrigação de assumir qualquer papel neste processo, a não ser enquanto encarregada de educação de uma das crianças envolvidas na referida reportagem.
Contudo, e porque é o Partido Socialista que está envolvido na polémica, enquanto responsável concelhia da estrutura do mesmo, não queria deixar de manifestar a surpresa que foi, ver o Partido Socialista envolvido em tal situação. É desagradável porque o Partido Socialista é um Partido que não precisa deste tipo de “disfarce” para mostrar aos Portugueses, as medidas que tem tomado para tornar o nosso País mais desenvolvido, mais competitivo e mais igual para todos.
Além de melhorar a educação, o Programa Magalhães tem feito chegar um computador a muitas casas onde isso ainda não tinha sido possível, funcionando assim, também, como uma oportunidade de infoinclusão.
É um investimento nos nossos filhos e também na tecnologia e na indústria que a suporta. É um investimento em empresas nacionais e uma aposta na capacidade de internacionalização.
Aplaudo o Magalhães. A ideia, as pessoas que a tiveram e que a concretizaram. As pessoas que investiram e que fizeram andar o projecto que, acredito, deve ter sido complexo. Aplaudo, evidentemente, a JP Sá Couto, criadores do computador. O design, o nome e até o logotipo. E aplaudo o Engº. José Sócrates e o seu Governo que souberam fazer a sua parte em tornar este projecto uma realidade.
Desta forma, acredito que em alguma parte do processo que envolveu a reportagem no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, alguma coisa falhou, alguém falhou e espero, tal como os restantes pais, com quem estou 100% solidária, que rapidamente seja reposta a verdade e que os responsáveis assumam o que não correu bem.
Não posso deixar de estranhar que, das quatro escolas do País onde as reportagens foram feitas – Castelo de Vide, Guarda, Montalegre e Vila Real, apenas tenham existido problemas em Castelo de Vide. Repito, é estranho e deixa-nos a pensar: terá sido o Partido Socialista que quis “camuflar as suas reais intenções apenas em Castelo de Vide?”.
Para terminar, o aproveitamento político que está a ser feito pelos partidos da oposição não me surpreende, eu faria exactamente o mesmo se estivesse nessa posição e se pertencesse a um partido que nunca irá conseguir ter a capacidade e a coragem de implementar medidas com a dimensão do Programa Magalhães como o faz o Partido Socialista.

A Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
Cecília de Oliveira
Castelo de Vide, 29 de Abril de 2009

Sem comentários: