19 de abril de 2009

Lançado número especial da Ibn Maruan
sobre "Marvão e Ammaia ao Tempo das Guerras Peninsulares"

Hoje Domingo, dia dia 19 de Abril, pelas 16 horas, na Câmara Velha-Casa da Cultura de Marvão será lançado um número especial da IBN MARUÁN sobre "Marvão e Ammaia ao Tempo das Guerras Peninsulares" numa cerimónia organizada pela Câmara Municipal de Marvão e pelas Edições Colibri.
A autoria do trabalho agora publicado tem a chancela dos Professores Armin U. Stylow, Juan M. Abascal e Rosário Cebrián e a apresentação estará a cargo do Professor José d’Encarnação. A Autarquia marvanense e a sua revista Ibn MAruan associam-se assim à comemoração dos 200 anos das invasões francesas em Portugal
“Se há dosi séculos muitas populações viram o seu património, sobretudo o religioso, delapidado e destruído pelas tropas francesas e também inglesas, o território de Marvão passou incólume ao longo desses asnos do início do século XIX” – lê-se numa nota da Autarquia a propósito da iniciativa.
“Contudo, foi visitado por várias vezes desde o tempo da denominada Guerra Fantástica até às invasões francesas, pelas partes em conflito para avaliarem o estado da fortificação e acessos à fronteira” – continua a mesma nota.

“São os relatos dessas visitas que neste número especial da Ibn Maruan se publicam e nos descrevem as terras de Marvão particularmente as ruínas da Ammaia, nos meados do século XVIII e nos inícios do século XIX”. © NCV

Sem comentários: