3 de abril de 2009

Mini-concerto da Banda União Artística
hoje na abertura da XXV Feira do Livro

O Município de Castelo de Vide organiza a partir de hoje a XXV Feira do Livro, que vai decorrer no Salão Jardim até 13 de Abril de 2009.

Muitas editoras, algumas novas editoras marcarão presença: entre elas as Publicações D. Quixote, Gaialivro, Gradiva, Livros do Brasil, Relógio de Água, Presença, Bertrand, Bichinho do Conto, OQO, Edições 70, Sextante, Contra-margem, Sodilivros, Civilização, Texto Editora,Nova Gaia, caminho, Porto Editora, Verbo, Kapa editora, Oficina do Livro, Plátano, Minutos de Leitura, Planeta, Livros Horizonte, Bizâncio, Asa, Guimarães, Taschen, Bruaá, Edições Colibri, Central Livros…

A aposta deste ano consiste nas novidades do mercado livreiro. Mas há também lugar para os saldos e para livros a bom preço: livros infantis, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, oferta para adultos, generalidades, e muitos outros estarão à espera de ser manuseados e adquiridos.

Alçapão”, o fanzine de “arquitectura dura"

As portas do Salão abrirão às 16 horas do dia 3 de Abril. Pelas 17 horas a Banda União Artística de Castelo de Vide dará um “mini-concerto” junto ao local do evento.

Segue-se, pelas 18 horas, a apresentação do “Alçapão”, o fanzine de arquitectura dura" que é uma iniciativa da Delegação de Portalegre da Ordem dos Arquitectos - SRS e pretende ser um espaço alternativo de divulgação da arquitectura. Alternativo às revistas de arquitectura pseudo-tradicional, às publicações técnico-enfadonhas, à divulgação dos arquitectos-estrelas e à intelectualização dos assuntos relacionados com esta profissão.

Quando abrimos o alçapão entramos num porão recheado de quase tudo, pois a arquitectura relaciona-se com quase tudo. O "Alçapão" é descomprometido, destilado, desatinado, descensurado e descarado...." 9 de Abril, o programa de animação contínua com a presença dos Poetas do Alentejo – Sessão de Poesia popular.

“Os novos riscos”, por Maria Eduarda Gonçalves

No dia 10 de Abril, pelas 18 horas, terálugar uma sessão onde Maria Eduarda Gonçalves, Professora no ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa falará sobre os Novos riscos (ambientais, de saúde, alimentares): política, ciência e participação dos cidadãos é a temática proposta.

E para assinalarmos esta grande festa do livro, contaremos no dia 11 de Abril ,pelas 18 horas, como escritor José Jorge Letria.

A Feira tem o seguinte horário: todos os dias das 10 às 12.30 horas, das 16 às 19 horas e das 21 às 23 horas. © NCV

Sem comentários: