Em comunicado datado de hoje sábado dia 16 de Maio, a delegação da Ordem dos Advogados de Castelo de Vide “lamenta que, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, onde vai estar presente, Sua Excelência, o Senhor Ministro da Justiça da República Portuguesa, não tenha sido convidada para estar presente ou se fazer representar, por si própria enquanto órgão, ou então individualmente, na qualidade, que cada um dos seus quatro membros faz parte”.
“Mesmo que a Delegação da Ordem dos Advogados de Castelo de Vide não tenha quaisquer relações institucionais com a Câmara Municipal, não é do desconhecimento desta que no concelho existe um Tribunal de Comarca e que nele exercem funções, Advogados que residem no concelho” - adianta o comunicado assinado pelo advogado Pedro Mendonça.
Ignorância “não deixa de ser estranha”
Mas a Ordem dos Advogados ai mais longe e acusa: “se tal facto resultar de omissão, desconhecimento ou não intencional, o mesmo equivale a ignorância, a qual não deixa de ser estranha, na medida em que pelo menos dois membros do executivo camarário já exerceram funções similares às dos advogados”.
E prossegue: “todavia, parece não ser essa a razão, quanto mais não seja, por se julgar que todos os elementos que compõem o executivo camarário já se cruzaram por mais de uma vez na rua com os quatro Advogados residentes no concelho de Castelo de Vide”.
“Assim, então, tudo leva a querer, tratar-se de acto intencional, que não pode ser classificado por menos do que falta de respeito, de etiqueta e de cumprimento de protocolo a que um órgão autárquico está obrigado a prosseguir, pelo menos, quanto a instituições diz respeito, já que a nível pessoal ninguém está obrigado a relacionar-se”.
A organização da Ordem dos Advogados
Na parte inicial deste comunicado, a delegação da Ordem dos Advogados de Castelo de Vide refere ser “um órgão que representa os Advogados que estão inscritos na Comarca de Castelo de Vide”, que “abarca territorialmente os concelhos de Castelo de Vide e de Marvão, faz parte do Agrupamento da Ordem dos Advogados de Portalegre, do Conselho Distrital de Évora, da Ordem dos Advogados Portugueses”.
Alega ainda Pedro Mendonça que a delegação “tem-se feito representar ao mais alto nível em eventos de carácter regional e nacional, prestigiando e projectando com a sua presença e intervenções ambos os concelhos”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário