27 de julho de 2009

“Valquíria–Enxoval” de Joana Vasconcelos
será apresentada a 1 de Agosto
pela própria artista nas Termas de Nisa

No dia 1 de Agosto, pelas 17H30, no Complexo Termal de Nisa a artista plástica Joana Vasconcelos fará a apresentação da sua obra “Valquíria Enxoval”, uma criação inspirada no artesanato de Nisa e nos enxovais que tradicionalmente integravam os dotes das noivas nisenses. A apresentação da obra integra-se no acto de inauguração oficial do novo Complexo Termal de Nisa.
Joana Vasconcelos – que está familiarmente ligada a Castelo de Vide - iniciou em 2004 uma série de trabalhos inspirados nas Valquírias. Estas personagens femininas da mitologia nórdica, encarregues de seleccionar os mais bravos e valorosos guerreiros mortos em batalha, sobrevoavam os campos de batalha montadas em cavalos alados com o objectivo de recrutar os futuros guerreiros de Odin, soberano do reino dos deuses. Suspensos a partir do tecto, os enormes, estranhos e invulgares corpos têxteis das “Valquírias” de Joana Vasconcelos parecem também sobrevoar os espaços em prospecção de matéria nobre para tarefas “divinas”. A constituição de um “enxoval” capaz de reinterpretar o artesanato de Nisa resgatando-o de um abandono anunciado pela distracção e indiferença das gerações mais jovens em relação aos valores de um património rico, único e insubstituível parece ser o magno destino de Valquíria Enxoval.
Bordados e olaria pedrada de Nisa
Conhecedora da riqueza e da importância que a olaria pedrada e os bordados de Nisa atingem nas suas máximas expressões, Joana Vasconcelos propôs-se, em estreita colaboração com as artesãs e artesãos locais, a criação de uma obra que reúne alguns dos melhores exemplares dos bordados e olaria pedrada do concelho. Deslocando estes objectos ímpares das suas habituais funções e subvertendo a familiaridade e domesticidade com que habitualmente nos são apresentados, Joana Vasconcelos interpreta à luz da contemporaneidade os valores estéticos evidenciados através das diferentes técnicas e temas relacionados com a flora local – sobretudo representação de flores, parras, folhas ou cachos de uva – característicos do artesanato nisense. Alinhavados, aplicações em feltro, rendas de bilros, frioleiras, pontos de cadeia, xailes bordados e a olaria pedrada são simbolicamente sintetizados numa obra festiva que homenageia interrogando a cultura e a identidade da região.
A obra que agora vai ser apresentada nas instalações das Termas de Nisa, integrará posteriormente a colecção no Museu do Barro e do Bordado de Nisa. © NCV

Sem comentários: