13 de agosto de 2009

Seis anos depois das mortes devido ao fogo:
Bombeiros em romagem no Cemitério

A fim de assinalar a passagem do triste acontecimento ocorrido no Verão de 2003, o Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide vai levar a efeito hoje, 13 de Agosto, uma Romagem ao Cemitério de Castelo de Vide. A iniciativa decorrerá essencialmente junto da campa do Bombeiro Francisco Franco.

Pois já decorreram seis anos em que parte da Serra de São Paulo e também do concelho foi palco de chamas. Na sequência do incêndio dois castelovidenses sofreram graves queimaduras.

A três de Agosto o Bombeiro Francisco Franco foi apanhado pelas chamas perto da zona industrial de Castelo de Vide, logo depois do almoço. Momentos depois foi a vez do agricultor Manuel Sequeira ter sido surpreendido pelas labaredas, quando seguia no seu tractor na estrada de Alpalhão.
Ambos seguiram para a Unidade de Queimados do Hospital de S. José, em Lisboa. Francisco Franco faleceu no final de 13 de Agosto de 2003 e Manuel Sequeira viria a morrer nas primeiras horas do dia seguinte.

Para quando as cruzes?

Como habitualmente, não queremos que se esqueça este momento tão triste na vida de Castelo de Vide. E, apesar de muitos apelos, nunca se chegaram a meter cruzes de pedra nos locais da tragédia, a fim de se assinalar um momento tão perturbador, e servir mesmo de ponto de referência para o futuro. Recorde-se que o Professor Domingos Xavier Viegas tinha sugerido a colocação destes elementos em pedra, mas até agora ninguém lhe deu ouvidos. © JRR/NCV

Sem comentários: