A Câmara Municipal de Portalegre esteve presente na apresentação do Simplex Autárquico 2009/2010, que teve lugar a 8 de Setembro no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. Durante este evento, foi também apresentado, um balanço do primeiro ano do Simplex Autárquico.
A Câmara Municipal de Portalegre é uma das 5 autarquias, entre 38, que aderiram ao Simplex Autárquico 2008 /2009 que cumpriu os objectivos em 100%.
Entretanto, para garantir a continuidade do PRIM@_MP (Projecto Integrado de Modernização Administrativa do Município) e assegurar a implementação do Simplex Autárquico, o Município de Portalegre criou uma Comissão Interna de Trabalho constituída por colaboradores de todas as unidades orgânicas, uma vez que em processos desta natureza é fundamental o envolvimento, empenhamento e motivação de toda a organização.
Para José Fernando Mata Cáceres, Presidente do Município de Portalegre, “o Simplex Autárquico tem representado uma oportunidade singular para concertar esforços, entre os vários níveis da Administração Pública, tendo em vista a prestação de um serviço público de qualidade, centrado nas necessidades dos cidadãos/contribuintes e orientado aos processos, bem como, para assegurar uma gestão com maior autonomia, transparência e responsabilidade.
Esta participação tem sido um orgulho e ao longo dos anos reconhecida publicamente, tendo o Município de Portalegre sido já distinguido com a atribuição de uma menção honrosa, por parte da Direcção-Geral das Autarquias Locais, no âmbito do Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Pública – edição de 2006”.
Para além das medidas intersectoriais e intermunicipais a que aderiu o Município de Portalegre assumiu, neste âmbito, compromisso com as seguintes medidas municipais:
“Call-center” integrado
Encontra-se disponível a todos os cidadãos a linha verde gratuita (800 200 150) através da qual se poderá efectuar pedidos de reparações, de recolha de resíduos sólidos urbanos de grandes dimensões, comunicar leituras, apresentar sugestões ou reclamações, etc.
SMATnet - Disponibilização “on-line” de serviços do abastecimento de água
Os munícipes têm acesso a este serviço através do Portal do Município e podem interagir com os Serviços Municipalizados de Águas e Transportes da Câmara Municial de Portalegre.
Plano de Descentralização Municipal
Tendo em vista a descentralização dos Serviços para as Juntas de Freguesia, foi efectuado um plano de descentralização Municipal.
E-Contact
A partir do ano lectivo ( 2009/2010) as Escolas EB1/JI do Concelho, irão ter ao seu dispor uma ferramenta de contacto priviligiado com os serviços do Município para: requisição de consumíveis, gestão de ocorrências, pedidos de auxílio técnico, disponibilização de documentos de apoio técnico, etc..
Difusão de Informação por SMS
O Município dispõe de um sistema de comunicação via sms para munícipes registados e listados em bases de dados municipais com alertas/avisos pessoais (exemplo: processos em curso), gerais (exemplo: divulgação de eventos) ou temáticos (exemplo: cortes de trânsito). Para aderir a este serviço basta contactar o Município por email serviço.atendimento@cm-portalegre.pt ou pela linha verde 800 200 150.
Métodos de inquérito/sondagens à população
Foram realizados inquéritos e sondagens tendo em vista diagnosticar problemas e adoptar medidas de correcção.
A Câmara Municipal de Portalegre é uma das 5 autarquias, entre 38, que aderiram ao Simplex Autárquico 2008 /2009 que cumpriu os objectivos em 100%.
Entretanto, para garantir a continuidade do PRIM@_MP (Projecto Integrado de Modernização Administrativa do Município) e assegurar a implementação do Simplex Autárquico, o Município de Portalegre criou uma Comissão Interna de Trabalho constituída por colaboradores de todas as unidades orgânicas, uma vez que em processos desta natureza é fundamental o envolvimento, empenhamento e motivação de toda a organização.
Para José Fernando Mata Cáceres, Presidente do Município de Portalegre, “o Simplex Autárquico tem representado uma oportunidade singular para concertar esforços, entre os vários níveis da Administração Pública, tendo em vista a prestação de um serviço público de qualidade, centrado nas necessidades dos cidadãos/contribuintes e orientado aos processos, bem como, para assegurar uma gestão com maior autonomia, transparência e responsabilidade.
Esta participação tem sido um orgulho e ao longo dos anos reconhecida publicamente, tendo o Município de Portalegre sido já distinguido com a atribuição de uma menção honrosa, por parte da Direcção-Geral das Autarquias Locais, no âmbito do Concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Pública – edição de 2006”.
Para além das medidas intersectoriais e intermunicipais a que aderiu o Município de Portalegre assumiu, neste âmbito, compromisso com as seguintes medidas municipais:
“Call-center” integrado
Encontra-se disponível a todos os cidadãos a linha verde gratuita (800 200 150) através da qual se poderá efectuar pedidos de reparações, de recolha de resíduos sólidos urbanos de grandes dimensões, comunicar leituras, apresentar sugestões ou reclamações, etc.
SMATnet - Disponibilização “on-line” de serviços do abastecimento de água
Os munícipes têm acesso a este serviço através do Portal do Município e podem interagir com os Serviços Municipalizados de Águas e Transportes da Câmara Municial de Portalegre.
Plano de Descentralização Municipal
Tendo em vista a descentralização dos Serviços para as Juntas de Freguesia, foi efectuado um plano de descentralização Municipal.
E-Contact
A partir do ano lectivo ( 2009/2010) as Escolas EB1/JI do Concelho, irão ter ao seu dispor uma ferramenta de contacto priviligiado com os serviços do Município para: requisição de consumíveis, gestão de ocorrências, pedidos de auxílio técnico, disponibilização de documentos de apoio técnico, etc..
Difusão de Informação por SMS
O Município dispõe de um sistema de comunicação via sms para munícipes registados e listados em bases de dados municipais com alertas/avisos pessoais (exemplo: processos em curso), gerais (exemplo: divulgação de eventos) ou temáticos (exemplo: cortes de trânsito). Para aderir a este serviço basta contactar o Município por email serviço.atendimento@cm-portalegre.pt ou pela linha verde 800 200 150.
Métodos de inquérito/sondagens à população
Foram realizados inquéritos e sondagens tendo em vista diagnosticar problemas e adoptar medidas de correcção.
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