13 de outubro de 2009

OCRE lidera projecto ibérico aprovado por Agência Executiva de Bruxelas

A Associação OCRE viu aprovado em Bruxelas, o seu projecto “Juventude no Mundo Rural – Criatividade e Inovação nos objectivos de desenvolvimento do milénio”.
Tendo sido a única entidade da Península Ibérica a ser contemplada, “é com satisfação que a Associação vê reconhecido o seu trabalho por esta instância Executiva da União Europeia” – lê-se em comunicado divulgado no seu site oficial. Das centenas de projectos entrados para trabalho entre a União Europeia e países terceiros, apenas 39 foram aprovados.

O projecto“Juventude no Mundo Rural – Criatividade e Inovação nos objectivos de desenvolvimento do milénio” será desenvolvido durante 12 meses e tem como objectivo geral, “o reforço da consciência do papel dos jovens, nas comunidades rurais em particular as de baixa densidade, na construção, através da criatividade e inovação, de territórios rurais duradouros”.

Pretende por outro lado “contribuir para a melhoria das auto-estimas pessoais e territoriais, fomentar o empreendedorismo e cidadania activa juvenil, inibir as migrações em massa para os espaços urbanos e sensibilizar para os objectivos de desenvolvimento do milénio”.

Colaboração com Cabo Verde, Guiné e S. Tomé

Colaboram com a OCRE o Atelier Mar (Cabo Verde), Roça Mundo (S. Tomé e Príncipe), Centro Social Universitário Vicerrectorado de Estudientes y Empleo (Espanha) e a Artissal (Guiné Bissau).

A acção do projecto baseia-se na “promoção da apropriação de competências práticas e o reforço da cidadania activa, partindo da troca de conhecimentos e experiências - observação e discussão de boas práticas, adaptáveis/transferíveis entre regiões rurais de países da Europa e de África”.

“Portugal tem uma ligação cultural com África que ultrapassa a lógica económica, firmando-se em patrimónios como a língua e a história. É por consequência, mais do que interlocutor, “by pass” natural entre a União Europeia e África facilitando a apropriação mútua de políticas e boas práticas. Mais ainda quando a relação é feita em proximidade” – sublinha o mesmo comunicado.

Recorda-se que, no ano de 2008 a OCRE coordenou projecto no âmbito da Inovação em Espaço Rural com parceiros da América latina, França e Espanha, tendo contribuído para o estreitamento de relações de trabalho e comerciais, entre agentes privados e públicos, governos sub-regionais e nacionais.

Exemplo disso é o investimento feito actualmente pela Fertiprado no Uruguay e as sucessivas visitas de representantes do Governo do Uruguai a Portugal, no âmbito do turismo, energias renováveis e trabalho social. © NCV

Sem comentários: