3 de novembro de 2009

Conferência de Silva Lopes em Portalegre
sobre “A nova ordem financeira e económica”

No âmbito do ciclo de conferências "Novas Respostas a Novos Desafios", que vêm organizando desde Fevereiro deste ano em diversos pontos do país, a Fundação INATEL e a Fundação Mário Soares trazem a Portalegre no próximo dia 5 de Novembro o Professor Silva Lopes que falará sobre “A nova ordem financeira e económica”, pelas 21:30 horas no pequeno auditório CAEP.
Silva Lopes abordará, entre outros, assuntos como “a crise financeira as suas origens”, a “crise económica”, “as respostas dos governos às crises financeira e económica”, responderá à questão sobre se “estaremos a caminhar para uma nova ordem financeira e económica?”, sempre na perspectiva do “caso português”.
Desde as
Conferências do Casino, onde falaram Antero de Quental, Eça de Queiroz e outros, depois proibidas pelo Duque D ´Ávila, que para promover debates e a reflexão sobre os grandes problemas que se nos põem, as conferências são um excelente meio.
A Fundação INATEL e a Fundação Mário Soares promovem um ciclo de Conferências sobre as
Novas Respostas a Novos Desafios e, para tanto, convidaram ilustres personalidades para intervir e suscitar os respectivos debates.
Temas tratados e a tratar
Os temas tratados e a tratar serão os seguintes: que " Novas Respostas Internacionais"? Que "Novas Respostas do Estado", "Novas Politicas" e "Novas Estratégias de Segurança"? Que "Novas Politicas Económicas" e que "Nova Ordem Financeira"?
Estarão as estruturas políticas preparadas para este novo momento histórico? E que "Novas Respostas da Sociedade Civil"? Que "Novas Respostas de Trabalho"? Que "Novas Respostas do Sindicalismo"? Que "Novas Respostas para os Tempos Livres"?
O progresso tecnológico cresceu vertiginosamente, mas contribuiu para crescentes perigos de destruição da vida humana e do planeta. Quais as "Novas Respostas da Energia", as "Novas Respostas do Ambiente" e as "Novas Politicas para os Oceanos"?
A ciência rompeu barreiras, quebrou tabus, (re)produziu a vida humana, mas quais as "Novas Respostas da Ciência" e que "Novas Éticas"?
Apesar do progresso, persistem profundas desigualdades sociais. Que "Novas Respostas à Exclusão"? Quais as "Novas Respostas da Igreja Católica" e que " Novas Respostas de Solidariedade"?
As sociedades tornaram-se interculturais, com distintos estilos de vida e novas concepções. Quais as "Novas Respostas da Cultura"? As "Novas Respostas da Educação"? e as "Novas Respostas do Ensino Superior"? Que "Novas Respostas às Problemáticas do Género"? Que "Novas Respostas às Questões das Famílias"? Que "Novas Respostas da Comunicação"? Que "Novas Respostas da Fala em Português" e que "Novas Respostas do Turismo”?
Espaços de reflexão diversificados
É com o objectivo de fazer chegar, a todos, estas respostas, que a Fundação INATEL e a Fundação Mário Soares abrem, a nível nacional, espaços de reflexão diversificados. Para cada área foi convidada uma personalidade de reconhecido saber que intervirá e chamará ao debate os cidadãos, de modo a que estes participem activamente nesta reflexão, que se quer democrática e um contributo para criar um mundo melhor. © NCV

Sem comentários: