O Museu da Tapeçaria Guy Fino comemora o Dia da Mulher, 8 de Março, com a Conferência “As Imagens do Feminino em Eça de Queirós, José Régio e Carlos de Oliveira” pelas 18 horas e com a Inauguração da Exposição de Pintura de Célia Alves, intitulada “Sobreviventes do meu País” às 19 horas.
A Conferência, “As imagens do feminino em Eça de Queirós, José Régio e Carlos de Oliveira “, tem lugar no Auditório do Museu e conta com a presença do Professor Doutor Vítor Viçoso, que a descreve como uma “Reflexão sobre a condição sociocultural das mulheres em Portugal, entre o último quartel do século XIX e a 2ª metade do século XX, centrada na análise das obras de Eça de Queirós, José Régio e Carlos de Oliveira, merecendo especial destaque o registo crítico dos territórios e dos papéis sociais atribuídos institucionalmente à mulher, no âmbito de uma sacralizada domesticidade e de mitologias familiares específicas. Tem particular relevância, nestes textos, o erotismo feminino enquanto desejo submetido às convenções de uma sociedade patriarcal e machista”.
Uma hora mais tarde, a Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Tapeçaria Guy Fino acolhe a Exposição “Sobreviventes do meu País”, patente até 13 de Abril.
“Sobreviventes do meu País” é da autoria da artista plástica Célia Alves e retrata as figuras que moldam a terra, nas suas formas, movimentos e emoções, captando ainda os espaços que as acolhe, as condições em que laboram, o seu saber ancestral, o seu processo de envelhecimento e as situações de submissão humana, tentando simbolizá-las nas suas ambivalências.
A exposição tem como objectivo homenagear Maria Joaquina Conchinha, uma portalegrense com 100 anos, que estará presente na inauguração da exposição com muitas histórias para contar. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário