A Câmara Municipal de Nisa aprovou projecto de execução Terminal Rodoviário e Parque de Estacionamento de Nisa a localizar na Rua Sidónio Pais (“Devesa Detrás”). Igualmente foi aprovado o lançamento do respectivo concurso de construção e a candidatura de financiamento pelo programa INALENTEJO/POA.
O Terminal Rodoviário é uma infra-estrutura de que a vila de Nisa necessita, dado que o actual local de chegada e partida dos transportes colectivos de passageiros, na Rua Júlio Basso, não possui as condições mínimas de comodidade e segurança.
O projecto do novo Terminal foi elaborado nos serviços técnicos da Divisão de Projectos e Urbanismo da Câmara. A localização proposta corresponde às necessidades de transportes colectivos de passageiros de âmbito regional, utilizados principalmente pela população escolar, e procura corresponder às necessidades da rede nacional de transportes colectivos e às dos transportes internacionais. Um edifício de apoio assegurará em termos logísticos os serviços inerentes a um terminal rodoviário, nomeadamente: venda de bilhetes, informações sobre horários, informações genéricas sobre o concelho e encaminhamento para locais específicos. Uma sala ampla com visibilidade total sobre a zona de embarque e desembarque possibilitará aos passageiros aguardar de uma forma cómoda o seu transporte. O espaço será servido por equipamentos de apoio, como instalações sanitárias e bar.
Numa plataforma que se estende para o exterior será possível instalar uma pequena esplanada. Em frente ao edifício, em espaço exterior coberto, situa-se a zona de embarque e desembarque. Noutra zona, localiza-se a praça de táxis, também coberta.
O projecto apresenta soluções em termos de circulação viária. Foi criado um acesso paralelo às duas faixas de rodagem existentes no arruamento, dividido por um separador. Este acesso serve a paragem dos transportes colectivos de passageiros e a praça de táxis, e dando acesso a uma zona autónoma de estacionamento de autocarros.
Em termos de arranjos exteriores, procurou-se manter a mesma linguagem utilizada na restante intervenção da Devesa ao nível formal e dos materiais a utilizar. Assim valorizaram-se as zonas de circulação pedonal e de estadia, com utilização de pavimentos regulares sem barreiras arquitectónicas, que facilitam de forma cómoda a circulação de pessoas.
Paralelamente procurou-se diferenciar de uma forma clara a circulação pedonal e viária, definindo claramente os locais de circulação de uns e de outros, com claro benefício para a circulação pedonal. © NCV
O Terminal Rodoviário é uma infra-estrutura de que a vila de Nisa necessita, dado que o actual local de chegada e partida dos transportes colectivos de passageiros, na Rua Júlio Basso, não possui as condições mínimas de comodidade e segurança.
O projecto do novo Terminal foi elaborado nos serviços técnicos da Divisão de Projectos e Urbanismo da Câmara. A localização proposta corresponde às necessidades de transportes colectivos de passageiros de âmbito regional, utilizados principalmente pela população escolar, e procura corresponder às necessidades da rede nacional de transportes colectivos e às dos transportes internacionais. Um edifício de apoio assegurará em termos logísticos os serviços inerentes a um terminal rodoviário, nomeadamente: venda de bilhetes, informações sobre horários, informações genéricas sobre o concelho e encaminhamento para locais específicos. Uma sala ampla com visibilidade total sobre a zona de embarque e desembarque possibilitará aos passageiros aguardar de uma forma cómoda o seu transporte. O espaço será servido por equipamentos de apoio, como instalações sanitárias e bar.
Numa plataforma que se estende para o exterior será possível instalar uma pequena esplanada. Em frente ao edifício, em espaço exterior coberto, situa-se a zona de embarque e desembarque. Noutra zona, localiza-se a praça de táxis, também coberta.
O projecto apresenta soluções em termos de circulação viária. Foi criado um acesso paralelo às duas faixas de rodagem existentes no arruamento, dividido por um separador. Este acesso serve a paragem dos transportes colectivos de passageiros e a praça de táxis, e dando acesso a uma zona autónoma de estacionamento de autocarros.
Em termos de arranjos exteriores, procurou-se manter a mesma linguagem utilizada na restante intervenção da Devesa ao nível formal e dos materiais a utilizar. Assim valorizaram-se as zonas de circulação pedonal e de estadia, com utilização de pavimentos regulares sem barreiras arquitectónicas, que facilitam de forma cómoda a circulação de pessoas.
Paralelamente procurou-se diferenciar de uma forma clara a circulação pedonal e viária, definindo claramente os locais de circulação de uns e de outros, com claro benefício para a circulação pedonal. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário