29 de abril de 2010

Poeta José Régio relembrado amanhã em conferência de Maria José Ascensão (IPP)

Este ano de 2010 comemoram-se os 80 Anos da chegada do Poeta José Régio à Cidade de Portalegre e a Comissão Organizadora está a promover um ciclo de conferências no Castelo de Portalegre.
A quarta Conferência intitula-se
"José Régio - algumas personagens femininas de Histórias de Mulheres" e conta com a presença da Dra. Maria José Ascensão, Docente do Instituto Politécnico de Portalegre, tendo lugar amanhã dia 30 de Abril, pelas 18 horas no Castelo de Portalegre.
O comunicado da Cãmara Municipal de Portalegre refere ainda que é também possível apreciar no Castelo até 19 de Setembro de Terça-Feira a Domingo das 9:30 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas a Exposição “José Régio em Portalegre”,
uma mostra de um conjunto de documentos e obras de arte com os quais se pretende retratar o quotidiano de José Régio em Portalegre.
As próximas conferências terão lugar a 28 de Maio pela Professora Paula Morão da Faculdade de
Letras de Lisboa com o tema
"José Régio diarista - o Diário de José Régio" e a 25 de Junho pela Dr.ª Elisabete Pereira da Fundação Arquivo Paes Telles sobre o tema "Mário Saa e José Régio"
A chegada do Poeta José Régio a Portalegre
Recorda-se que o professor Reis Pereira chegou a Portalegre em Outubro de 1929 para ensinar Português e Francês. Nas vésperas de partir, escreve a um seu amigo " Ai de mim! parto amanhã para Portalegre! Parece que fica lá para o coração do Alentejo" (...) (...) Que gente lá irei encontrar, Santo Deus!...
Naturalmente encontrou muito boa gente porque, em Portalegre permanece por mais de 30 anos, desenvolvendo a par do ensino e da escrita uma constante procura por objectos de arte, principalmente de arte popular e interessando-se por tudo o que é original.
Portalegre, no momento, comemora os oitenta anos da sua chegada promovendo encontros com amigos, conferências, exposições, recitais de poesia, visitas culturais e pedagógicas ... 80 anos depois importa falar, pensar, recordar, celebrar Régio ... Importa levar ao maior número de pessoas a obra plural deste singular artista.
© NCV

Sem comentários: