10 de abril de 2010

Substituição de bóias de captura de lagostins anula poluição visual nas Portas de Ródão

A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Gabriela Tsukamoto, reuniu no dia 31 de Março, com pescadores da Freguesia de Santana que se dedicam à captura de lagostins no Tejo, com o objectivo de os sensibilizar para a substituição das bóias utilizadas na sua actividade por outras normalizadas, mais agradáveis à vista.
Cedência gratuita
As bóias normalizadas, serão adquiridas pelos Municípios de Nisa e de Vila Velha de Ródão e serão cedidas gratuitamente aos pescadores que operam na captura de lagostins no Rio Tejo nas proximidades das Portas de Ródão.
Com esta iniciativa pretende-se substituir os artefactos, feitos com bocados de esferovite e garrafas de plástico, que são utilizados para sinalizar os locais de pesca e que têm um impacto visual negativo e colidem com a beleza natural das Portas de Ródão.
Ex-líbris natural
As Portas de Ródão constituem o ex-líbris natural de Nisa e Vila Velha de Ródão, onde o Tejo corre entrincheirado entre gigantes quartzíticos e estão classificadas como Monumento Natural, destacando-se por ser um lugar único em termos geológicos, paisagísticos, arqueológicos, históricos e biológicos.
Os municípios de Nisa e Vila Velha de Ródão promoveram a candidatura das Portas de Ródão à eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, cujo processo está a decorrer. © NCV

Sem comentários: