6 de maio de 2010

8ª Transportugal Garmin:
Ladoeiro – Castelo de Vide, 103 Kms
e 2211 metros de acumulado de subidas

foto1Hoje foi o dia do esplendor da primavera. Para além de uma jornada mais relaxada os atletas foram brindados com as cores exuberantes do sul da Beira Interior e da entrada no Alto Alentejo. As cores que os campos nos oferecem são incríveis. Os amarelos, roxos, vermelhos e brancos das flores povoam os campos a perder de vista. A Transportugal GARMIN 2010 está a atravessar o país numa verdadeira explosão de primavera.

No inicio da etapa os atletas rolaram ao lado do rio Ponsul, que leva um caudal considerável, ampliado pelo rigoroso inverno deste ano. Depois da passagem deste rio nos Lentiscais os atletas pedalaram até Monte Fidalgo e Perais. Antes de Vila Velha de Ródão, anda se foto3vislumbraram algumas maravilhas do Parque Natural do Tejo Internacional, com vale do Tejo a fazer a divisão entre Portugal e Espanha e a oferecer panorâmicas lindíssimas. Depois de cruzar o Tejo, e vislumbrar as Portas de Ródão, os atletas pedalaram à beira rio alguns quilómetros, até começar a subir para Salavessa e entrar numa zona mais complicada, com sobe e desce constante, que se vai atenuando até chegar às proximidades de Póvoa e Meadas. Depois da aldeia alentejana já se tem Castelo de Vide à vista, uma espécie de saliência que se destaca na planura alentejana, e se prolonga para a serra de São Mamede.

A primeira parte da etapa foi extremamente rolante e rápida, criando até problemas à organização, que teve que acelerar a colocação dos CP e dos seguranças de cruzamentos de estrada. Até aos arredores de Vila Velha de Ródão os atletas mais rápidos fizeram uma média superior a 30 km/h, incrível!

foto5A primeira a passar da Beira para o Alentejo foi a Lindsay Haak, que mais uma vez fez uma belíssima etapa, acabando no 9º lugar. A atleta belga chegou a Castelo de Vide, pelas ruas da calçada medieval, cerca de 18 minutos depois do vencedor do dia, Luis Leão Pinto, que entrou na meta lado a lado com o checo Milan Spolc. O terceiro a chegar à vila alentejana foi Greg Anderson, o 4º foi Tiago Silva, que passou o dia com alguns problemas intestinais e o 5º Marco Almeida. Saliente-se também a belíssima etapa de Thomas Vandendaele que conseguiu a sexta posição, à frente de Ricardo Melo, que teve um dia mau.

foto7Amanhã espera os atletas a etapa mais longa de sempre da Transportugal GARMIN. A nova ligação Castelo de Vide a Évora apresenta 172 kms de extensão. As grandes dificuldades em termos de desnível são apenas duas, a parte inicial com a subida da serra de São Mamede, e depois a subida de Evoramonte, ao km 126. Para além disso é rolar e rolar, com pequenas subidas aqui e ali, e com algumas ligações por asfalto que os atletas vão agradecer. Ainda assim, depois de chegar a Évora os atletas somarão 2975 m de acumulado de subidas.

Para muitos será uma etapa extrema dada a sua extensão, sendo previsível a formação de grupos de atletas, como se costuma ver no ciclismo de estrada. Esta táctica permite aos ciclistas fazer médias mais altas, alternando a pedalar na frente do grupo, enquanto os que vão na retaguarda descansam e recuperam para irem à frente na sua vez. A etapa tem algumas passagens interessantes, mas com certeza a mais destacada será a explosão de primavera que já descrevemos no início do texto.

Continuem a acompanhar os atletas em directo através do site da Transportugal GARMIN.

Agnelo Quelhas

Sem comentários: