Segundo avança o jornal O Barlavento Online: a Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa – promoveu a 22 e 23 de Maio um Laboratório de Fotografia, intitulado "Desenhos de Luz", dirigido pela castelovidense Maria Dulce Margarido.
Para a formadora, "este workshop permite ao participante entrar no mundo mágico da imagem, através da abordagem do contexto histórico da fotografia, colocando em prática o uso do diafragma, obturador, fotometria, composição e enquadramento, ampliador e técnicas de laboratório".
O objectivo desta acção de formação passou por desenvolver nos participantes a compreensão dos princípios básicos da luz, e a sua importância nos fundamentos da Fotografia.
Dulce Margarido é professora de Artes Visuais, membro do IPF – Instituto Português de Fotografia e da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica.
Leccionou cursos de fotografia na Escola Garcia d’ Orta (Castelo de Vide), na Escola Prof. José Buisel (Portimão), no CLCC – Centro de Línguas Cultura e Comunicação (Portimão) e no ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão).
Participou em júris de concursos de fotografia e organizou exposições em Lisboa.
De referir que a professora em questão é filha do grande fotografo Diogo Margarido, ele que com a sua objectiva guarda dos melhores retratos jamais conseguidos sobre Castelo de Vide e as suas gentes e festas. Aliás este fotógrafo já expôs na nossa terra, há alguns anos, com grande êxito (seria bom que o Grupo de Amigos de Castelo de Vide organizasse uma nova exposição de Diogo Margarido na vila. E por que não a Dulce Margarido participar com trabalhos seus nessa mesma mostra, dado que ela que faz obras de arte dignas de serem vistas).
Aliás a família Margarido tem uma casa na zona do Arçário e a Dulce viveu aqui nos anos em que tirou a licenciatura na Escola Superior de Educação de Portalegre. © NCV
31 de maio de 2010
Dulce Margarido dirigiu em Lagoa
um "laboratório de fotografia"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário