7 de julho de 2010

1º Fórum de Especialização em Métodos não Invasivos reúne investigadores e estudantes de vários países na Ammaia até Domingo

A antiga cidade romana de Ammaia reuniu esta semana investigadores e estudantes europeus, no 1º Fórum de Especialização em Métodos não Invasivos, no quadro do Projecto Radio-Past.
Este 1º Fórum de Especialização em Métodos não Invasivos conta com uma série de especialistas europeus no seu corpo docente, e com a participação de estudantes de mestrado e doutoramento vindos de vários países europeus, da Inglaterra à Roménia.
Durante uma semana, o intensivo estudo inclui tanto aulas teóricas como sessões de aplicação prática das novas tecnologias em campo (ver o programa anexo). O acto de entrega dos certificados aos alunos no dia 11 de Julho encerrará a formação deste ano.
Através da aplicação inovadora de técnicas sofisticadas de prospecção e de gestão de dados, a moderna arqueologia dispõe hoje em dia de uma série de métodos não invasivos que permitem estudar sítios arqueológicos soterrados sem a sua escavação. A formação nestas técnicas é um dos objectivos do projecto europeu Radio-Past (acrónimo de “Radiografia do Passado”) que, entre 2010 e 2012, organizará três cursos de formação de alto nível no sítio arqueológico da antiga cidade romana de Ammaia (Marvão), a base da sua contínua investigação desde Abril de 2009.
O Projecto Radio-Past foi lançado no âmbito das Acções Marie-Curie / IAPP (Industry-Academia Partnerships and Pathways) e engloba, além da Universidade de Évora como coordenadora do Projecto, três instituições académicas e três empresas privadas europeias – a Universidade de Gent (Bélgica), a Universidade de Liubliana (Eslovénia), The British School at Rome (Itália), a Media Agency 7Reasons (Áustria), a Past2Present (Holanda) e a Eastern Atlas (Alemanha). A nível local, o Projecto trabalha em estreita colaboração com a Fundação Cidade de Ammaia e o Parque Natural da Serra de São Mamede. © NCV

Sem comentários: