22 de julho de 2010

Documentário sobre D. Vataça parcialmente filmado na Feira Medieval de Castelo de Vide

Castelo de Vide vai receber a visita de uma equipa de filmagem e vários actores durante o Mercado Medieval, que terá lugar de 3 a 5 de Setembro próximo, como refere em comunicado o GCP da Autarquia.
A razão é aproveitar aquela Feira como cenário para algumas filmagens da produção de um documentário sobre a princesa D. Vataça de Lascaris que viveu na Idade Média.
O NCV soube entretanto que o título do documentário será "
Vataça de Lascaris - A Viagem" e que a equipa completa desta produção é constituída por 30 elementos; à semelhança do que já aconteceu em Santiago do Cacém a produtora espera da Autarquia apoio em matéria de alojamento e alimentação.
Fósforo – Associação de Cultura Visual
O documentário está a cargo da Fósforo – Associação de Cultura Visual, que tem por objectivo promover a produção cultural e a viabilização de projectos audiovisuais, multimédia e novas tendências, e cujo presidente, Miguel Vilhena, é também o realizador desta curta-metragem.
D. Vataça de Lascaris (1268 – 1336) foi uma princesa bizantina que veio para Portugal, nos tempos da corte de D. Dinis, como aia da Rainha Santa Isabel. D. Vataça foi a primeira comendadeira da vila e castelo de Santiago do Cacém e o seu túmulo encontra-se na Sé Velha de Coimbra, local onde as gravações da curta-metragem também decorrem.
Depoimentos de historiadores
O documentário conta ainda com depoimentos de vários historiadores conhecedores de D. Vataça, como Leontina Ventura, da Universidade de Coimbra, e José António Falcão, director do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, entre outros.
As filmagens da curta-metragem decorrem desde Março último e, segundo as perspectivas da produção, terminarão no mês de Outubro, passando por Santiago do Cacém, Coimbra, Trancoso e Castelo de Vide. © NCV

Sem comentários: