11 de agosto de 2010

GNR anuncia detenções
por cultivo de “Cannabis Sativa” em Elvas

Entre os dias 2 e 6 de Agosto de 2010 foram desmanteladas duas plantações de cannabis sativa pelo Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Elvas, sendo detido um indivíduo e identificados mais dois, de 31 e 45 anos. A primeira situação, na qual existiu estreita colaboração entre a Polícia de Segurança Pública de Elvas e o Destacamento da GNR local, resultou na apreensão de 27 plantas daquela planta ilícita, com um peso de mercado superior a 11 kg, dissimulados numa zona de lezíria do rio Guadiana. Foi detido um cidadão português de 33 anos, tendo sido apreendido diverso material de rega gota-a-gota, motores de captação de água, depósitos, fertilizantes e adubos e redes de protecção especialmente concebidas para proteger a plantação.  
Plantas de elevadas dimensões  
Já a segunda situação foi detectada numa zona habitacional, nas imediações de Elvas, onde foram encontradas 12 plantas, de grandes dimensões (cerca de 2,7m de altura). O método utilizado para dissimular a plantação ilícita dificultou bastante a obtenção de informação, tendo tornado a investigação mais demorada que aquilo que seria espectável. Nessa plantação foram apurados 22 quilos de produto pronto para entrar no mercado.  
Os suspeitos ficaram sujeitos a termo de Identidade e residência, aguardando o desenrolar do processo em liberdade. A investigação ficou a cargo do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Elvas.  
No total foram apreendidas cerca de 14 000 doses de produto estupefaciente, “constituindo mais um duro golpe no combate ao tráfico e consumo de estupefaciente que flagela a sociedade moderna”. © NCV

Sem comentários: