O Município de Marvão organiza novamente o Festival Islâmico Al-Mossassa, que irá decorrer na Vila de Marvão entre 01 e 05 de Outubro. O evento, que se realiza igualmente em Badajoz esta semana (de 20 a 26 de Setembro), pretende comemorar a festa da fundação destas duas localidades que partilham o mesmo progenitor Ibn-Marúan, cognominado ibn al-Yil'liqui "filho do Galego".
Durante os primeiros cinco dias de Outubro a Vila de Marvão recua assim mais uma vez no tempo para recordar as suas origens árabes e homenagear o seu fundador.
O “Mercado das 3 Culturas” constitui-se como o palco do evento em que coabitam os legados islâmico, judaico e cristão, conta com cerca de 80 pontos de venda e uma vasta área ao ambiente da época.
De acordo com uma nota do Município de Marvão, “neste mercado encontrará maioritariamente objectos relacionados com o Islão e a sua cultura: trabalhos em pele, incensos, túnicas, véus, cintos para dança do ventre, sabonetes e perfumes, louças e tapetes orientais, artesanato egípcio, de Marrocos, dos Himalaias e da Tunísia”.
“Concertos de música árabe, teatro de fogo e luz, artesãos a trabalhar ao vivo e stands de chás e ervas medicinais convidam a desfrutar intensamente esta festa. A animação por todo o Mercado e também junto ao castelo de Marvão, com malabaristas, encantadores de serpentes, bailarinas de danças orientais, manipuladores de fogo e andarilhos, são outros condimentos deste genuíno evento”.
“A possibilidade de tomar o verdadeiro chá árabe e degustar iguarias de outras paragens, como os kebabs, crepes, pão e tâmaras, são ainda outros atractivos a ter em conta e que enriquecem e valorizam o mais autêntico festival islâmico e medieval do país”.
O Al-Mossassa integra o projecto Arquivia - Rede de Cidades e Vilas Medievais, ao abrigo do Intereg IVB Sudoe e conta também com financiamento do ModCom. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário