De acordo com infromação veiculada pelo GCP, Castelo de Vide dispõe sde meados da passada semana de 12 oleões ou EcoÓleos, espalhados pelas quatro freguesias do concelho.
“Estes contentores destinam-se a receber os óleos alimentares usados, para reciclagem, e encontram-se junto aos Ecopontos e contentores de lixo”.
A iniciativa insere-se num projecto da Valnor, empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos em vários municípios dos distritos de Castelo Branco e Portalegre.
Criado em 2004, e segundo fonte da Valnor explicou ao Gabinete de Comunicação e Protocolo da Autarquia de Castelo de Vide, o projecto tem o grande objectivo de "evitar que os óleos usados sejam indevidamente despejados, por exemplo, em lavatórios, evitando a contaminação das águas residuais, entre outras consequências".
Segundo a mesma fonte “a recolha é simples e consiste na deposição directa de recipientes (garrafas e garrafões até 5 litros), devidamente fechados, com óleos alimentares usados, na 'boca' existente no contentor”.
O óleo recolhido é posteriormente encaminhado para reciclagem, onde é tratado e reaproveitado para outros fins, como sendo o fabrico de biodiesel. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário