No dia 5 de Outubro, data inegavelmente importante para Portugal, a Câmara Municipal de Castelo de Vide, o Grupo de Amigos e a Banda União Artística (BUA) vão promover várias iniciativas para assinalar o dia em que se comemoram os 100 anos da República Portuguesa.
Pelas 09h45 terá início, na Rua 5 de Outubro, a Arruada pela BUA. O tradicional Hastear da Bandeira está agendado para as 10h30, ao toque do Hino Nacional, no edifício dos Paços do Concelho, ao que se seguirá nova Arruada.
As comemorações irão terminar com a inauguração da exposição "Castelo de Vide Republicano", pelas 11h00, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide.
A exposição pretende não só assinalar o Centenário da implantação da República de 5 de Outubro de 1910, como também visa relembrar e referenciar os acontecimentos mais marcantes daquele que foi um dos ciclos políticos de maior relevo na História de Portugal.
Os conteúdos desta mostra assentam particularmente em duas áreas temáticas, sendo a primeira dedicada à República num enquadramento nacional, e a segunda abordando Castelo de Vide republicano.
Neste percurso o visitante é convidado a conhecer algumas obras de referência que introduzem ao advento da República, bem como a algumas das suas consequências na vida política, social, cultural e artística da época.
Um século depois do 5 de Outubro de 1910 é, assim, tempo de evocar a herança cívica, democrática e cultural a que Castelo de Vide, desde a primeira hora, se associou, relembrando e recuperando a memória daqueles que foram os principais protagonistas desta mudança de regime oligárquico com vista a um caminho que visava a democracia e a liberdade, mas que apenas viriam a ser alcançadas no dia 25 de Abril de 1974, com esse ilustre filho de Castelo de Vide, o Capitão de Abril Salgueiro Maia. © NCV/GCP
Sem comentários:
Enviar um comentário