11 de outubro de 2010

Castelo de Vide participou em reunião
para criação da Rede de Judiarias de Portugal

A Entidade Regional de Turismo Serra da Estrela promoveu, na tarde da passada sexta-feira, uma reunião na Covilhã, sendo este um primeiro passo para lançar em Portugal uma Rota Turística nova e planificada com base na componente Judaica da História de Portugal. Sendo este “um assunto de relevante interesse para Castelo de Vide”, o nosso Município esteve representado por António Pita, vice-presidente da Câmara Municipal, como refere uma nota de imprensa do GCP. 
Segundo a Entidade de Turismo Serra da Estrela, "pela primeira vez, será possível apontar para a criação de uma associação nacional cujo objectivo será o da valorização patrimonial e promoção turística do tema da História Judaica Sefardita Portuguesa". 
A reunião, que contou também com outras entidades, tem por base a formação de um embrião fundador da associação e o lançamento da Rede de Judiarias de Portugal. 
A nota do GCP refere, “a título de curiosidade, que a Rede de Judiarias de Espanha "Caminos de Sefarad" é um segmento da actividade turística já consolidado e bastante atractivo, na medida em que é responsável por uma boa fatia das receitas externas provenientes do turismo religioso”. 
Sinagoga: informação em inglês e em hebraico 
“A Sinagoga de Castelo de Vide é, como se sabe, um grande atractivo para os turistas que nos visitam, mais ainda desde Abril de 2009, data em que o seu espaço museológico abriu as portas ao público, depois de acentuadas obras”. 
Com vista a cada vez melhor receber os turistas vindos de todo o mundo, os textos que se encontram na Sinagoga "já foram traduzidos para a língua inglesa" pela Professora Marli Ramos e passarão a estar brevemente disponíveis aos visitantes. 
"Depois do inglês, é pretensão da Câmara Municipal de Castelo de Vide traduzir futuramente os mesmos textos para hebraico", acrescenta a mesma nota de imprensa emitida pelo GCP. © NCV

Sem comentários: