A quarta edição da Erythrura - Exposição de Aves Exóticas, promovida pelo Clube Exóticos de Marvão, está patente no Pavilhão Municipal de Castelo de Vide até ao próximo domingo.
A exposição abriu as portas esta manhã e conta com cerca de mil aves a concurso e 2300 no global da mostra.
Nuno Silva, presidente do Clube Exóticos de Marvão, mostra-se orgulhoso pelo facto de o clube ter vindo a crescer significativamente desde 2006, ano da sua formação. "Na primeira edição tivemos 300 aves a concurso, hoje temos aqui 1000, e isso deixa-nos muito agradados, pois passámos de um pequeno clube para a melhor exposição ibérica que há actualmente", afirmou o responsável.
À semelhança do que já havia acontecido na edição de 2009, o evento conta com vários trabalhos de pintura, uma pequena mostra de peixes e, ainda, uma colecção particular de objectos relacionados com a ornitologia. Uma forma de a exposição abranger mais áreas, até porque, como reconhece Nuno Silva, "chega a um ponto que isto é sempre o mesmo e há pessoas que gostam muito de aves e outras gostam menos, e assim podem ver coisas diferentes".
Quanto a futuras edições, o responsável do Clube Exóticos de Marvão considera seriamente a hipótese de voltar a trazer esta grande exposição ibérica a Castelo de Vide, uma vez que o clube está "encantado com a Câmara Municipal, pois nunca tivemos este apoio em lado nenhum".
Por seu lado, Daniel Carreiras, vereador na autarquia de Castelo de Vide, ressalvou a importância da "possibilidade de, com este pavimento amovível que adquirimos, utilizarmos um pavilhão gimnodesportivo para momentos de outra natureza que não desportiva".
O vereador aproveitou, ainda, para agradecer a compreensão do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide que, devido à montagem da exposição, teve que abdicar das aulas no pavilhão durante esta semana, "organizando a actividade física no exterior e permitindo-nos acolher esta quarta exposição de aves exóticas".
Durante as primeiras horas, a 4ª Erythrura recebeu a visita de muitas pessoas, entre as quais dezenas de crianças. Perante a adoração dos alunos da Escola de Póvoa e Meadas com os animais expostos, um criador fez questão de oferecer um exemplar para os pequenos levarem para o estabelecimento de ensino. © NCV/GCP
Sem comentários:
Enviar um comentário