21 de outubro de 2010

Exposição itinerante “Viva a República! 1910-2010”
visita Castelo de Vide antes do Natal


De acordo com uma nota difundida pelo GCP, “dando seguimento ao Programa das Comemorações do Centenário da República para o Município de Castelo de Vide, de 20 a 22 de Dezembro a nossa Vila irá receber a exposição itinerante "Viva a República! 1910-2010", promovida pela Comissão Nacional do Centenário da República”.
Segundo a mesma fonte, “a mostra estará patente na Praça D. Pedro V, com entrada gratuita, para mostrar ao público o curso de um dos ciclos políticos mais marcantes da história recente de Portugal”.
“Dirigida à população em geral, esta exposição pretende explicar aos visitantes, entre outras questões, o percurso da evolução do ideário republicano, a entrada de Portugal na I Grande Guerra ou o processo de implantação da República”.
Uma viatura e duas tendas de apoio
Viva a República!...em digressão" é uma iniciativa da CNCCR - Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em articulação com as Autarquias, e permanece entre dois a três dias em cada uma das 100 localidades que visita e é constituída por uma viatura adaptada e complementada por duas tendas de apoio. Uma equipa de mediação acompanha a exposição, disponibilizando às populações visitadas materiais e suportes pedagógicos e de divulgação.
A exposição Viva a República! 1910-2010 pretende mostrar o curso de um dos ciclos políticos mais marcantes da história recente de Portugal. O advento da República foi o momento decisivo de viragem de um Estado arcaico e dependente e o início do processo de transição do regime oligárquico para uma democracia de massas que só veio a florescer, definitivamente, em 25 de Abril de 1974.
No percurso, o viajante é convidado a acompanhar o triunfo da Ideia republicana, a instauração do regime, a entrada de Portugal na I Grande Guerra e os esforços infrutíferos para inverter o caminho de declínio que derivou do desgaste humano e material provocado pelo conflito em África e na Flandres.
Da visita, o visitante saberá carregar para o futuro a herança cívica, democrática e cultural deixada aos vindouros pelos pioneiros republicanos e depois cimentada por décadas de luta e resistência, até ao seu pleno florescimento e maturação. © NCV

Sem comentários: