10 de outubro de 2010

Exposição “Letras e Cores, ideias e autores da República” na Biblioteca Municipal até 15 de Novembro



A exposição “Letras e Cores, ideias e autores da República” está patente na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide até ao próximo dia 15 de Novembro, de acordo com uma nota divulgada através do Folheto Informativo do mês de Outubro. 
Com design de Luís Mendonça, a exposição foi apresentada oficialmente no dia 16 de Julho, foi distribuída por todas as Bibliotecas Públicas do país e outros espaços culturais; embora Castelo de Vide não figure na listagem do “roteiro oficial”. 
No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, organizou esta exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», destinada preferencialmente às Bibliotecas Municipais, universidades, embaixadas, centros de língua portuguesa no estrangeiro, estabelecimentos prisionais e outras instituições culturais. 
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. 
O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período. © NCV

Sem comentários: