29 de outubro de 2010

Tapeçaria de Portalegre e Marvão foram eleitas
nas “7 Maravilhas do Alentejo”


A Tapeçaria de Portalegre foi eleita como uma das “7 Maravilhas do Alentejo” numa iniciativa promovida pelo Jornal Margem Sul Online com o objectivo de divulgar a região alentejana, mobilizando os cidadãos para a defesa e a redescoberta do património cultural, material e imaterial do Alentejo.
A votação que decorreu de 15 de Agosto a 30 de Setembro recolheu cerca de 80 mil votos e elegeram como as “7 Maravilhas do Alentejo”, para além da Tapeçaria de Portalegre, a Fortaleza de Marvão e Vila Amuralhada, o Castelo de Evoramonte, o Lago de Alqueva, a Vila Medieval de Monsaraz, as Portas de Beja, Aqueduto e Nora em Serpa e o Terreiro do Paço de Vila Viçosa.
A Tapeçaria de Portalegre é uma arte única no mundo, criada na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Instituição fundada por Guy Fino, o homem que definitivamente integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de Tapeçaria contemporânea, pois tinha um profundo conhecimento da Indústria de Lanifícios.
As Tapeçarias de Portalegre podem ser apreciadas no Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, um espaço especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. O Museu tem obras de uma grande variedade de autores, nacionais e estrangeiros, que se têm dedicado à Tapeçaria de Portalegre e de entre os quais destacamos Almada Negreiros, Guilherme Camarinha, Maria Keil, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Maria Velez, Costa Pinheiro, Sá Nogueira, Lurdes de Castro, Eduardo Nery, Menez, Graça Morais, José de Guimarães ou ainda Jean Lurçat e Le Corbusier, entre muitos outros. © NCV

Sem comentários: