3 de novembro de 2010

Esther Mucznik lança livro “Grácia Nasi”
em Castelo de Vide a 4 de Dezembro


Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa e conhecida estudiosa das questões judaicas, irá lançar o seu livro “Grácia Nasi” em Castelo de Vide, a 4 de Dezembro.
A situação, que por si só já é de uma grande relevância, torna-se mais especial ainda por coincidir com a Conferência Internacional B’nei Anussim – Restaurando a Herança Perdida que, recorde-se, vai decorrer em Castelo de Vide, de 3 a 6 de Dezembro, tendo como principal objectivo chamar a atenção da Comunidade Judaica Internacional e do Estado de Israel para os judeus Marranos/Anussim.
A obra, publicada pela editora Esfera dos Livros,  baseia-se na história de Grácia Nasi, uma das mulheres judias que fizeram história. Esta mulher não teve medo de desafiar homens, papas, reis e o seu próprio destino. Nasceu em 1510, em Portugal, depois de a sua família ter sido perseguida e expulsa de Espanha. Contudo, não seria em Lisboa que encontraria a tranquilidade desejada.
Viúva aos 25 anos, herdeira de um império comercial e de uma incalculável riqueza cobiçada por todos, Grácia Nasi tornou-se numa mulher de negócios, assumindo o seu espírito pioneiro e empreendedor, traço marcante dos sefarditas judeus/cristãos novos. Grácia Nasi percorreu o mapa da Europa, passando por cidades como Antuérpia e Veneza, até chegar ao Império Otomano, onde praticou a sua fé às claras, sem recear qualquer perseguição. Foi aí que se dedicou a ajudar os seus correligionários a escapar à Inquisição, apoiou o estudo e o ensino religiosos, bem como a edição de Bíblias e estendeu a mão aos mais necessitados.
A autora do livro, Esther Mucznik, viveu em Israel e em Paris onde estudou, respectivamente, língua e cultura hebraicas e Sociologia na Sorbonne. É membro da direcção da Comunidade Israelita de Lisboa desde 1992 e vice-presidente desde 2000. Fundou em 1994 a Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e é, desde então, membro dos seus corpos dirigentes.
 A autora tem vindo a realizar diversos cursos e seminários sobre história e cultura judaica, liberdade religiosa e diálogo inter-religioso, e sobre Israel e o Médio Oriente, assim como tem participado em inúmeros colóquios em Portugal e no estrangeiro. © GCP/NCV

Sem comentários: