14 de dezembro de 2010

Loja Social de Portalegre existe há 1 ano
para apoiar famílias carenciadas


A Loja Social de Portalegre realiza hoje dia 14 de Dezembro uma Festa de Natal, na qual serão distribuídos brinquedos a todas as crianças entre os 0 aos 12 anos, filhos dos beneficiários, e cabazes de natal às famílias apoiadas por este projecto a nível alimentar. 
Também aqui, participarão várias empresas e entidades ao nível do Concelho e Distrito, nomeadamente o Governo Civil de Portalegre, a Junta de Freguesia de S.Lourenço, a Junta de Freguesia da Sé, a Junta de Freguesia da Urra, a Escola Superior de Educação de Portalegre, a Escola Superior de Saúde, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a Escola Secundaria Mouzinho da Silveira, o Banco Alimentar, o Rancho da Boa Vista, a Etaproni;, a Adega Cooperativa de Portalegre, a Adega dos Muachos, a Adega da Queijeirinha, a Qual, o E-leclerc, o Pingo Doce, o Intermarché, o Modelo, a Salsicharia Camejo, a Salsicharia da Biquinha, a Salsicharia Alpalhoense, as Farinhas Geifão, o Pão Alentejo - Vale de Cavalos, a Padaria da Urra, o Centro Social de Bem Estar do Reguengo e o Restaurante o Martinho.
O Município de Portalegre fez a este propósito, em comunicado de imprensa, um balanço do Primeiro ano de vida da Loja Social, criada em Outubro de 2009, com o objectivo de ajudar voluntariamente as famílias do concelho que necessitam de apoio.
Ao longo deste ano o Projecto Loja Social conseguiu apoiar 180 famílias e ajudar 520 cidadãos com a entrega de 9.831 bens e produtos alimentares. Foram organizados Cursos de Formação Contínua em Cozinha para pessoas carenciadas em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo, nos quais participaram diversas famílias, oferecendo a possibilidade de os formandos levarem para as suas casas as refeições confeccionadas diariamente e ao mesmo tempo adquirirem competências e formação na área da cozinha.
Muitas famílias têm dificuldades ao nível da inserção no mundo do trabalho, neste sentido a Loja Social tem articulado com o Instituto de Emprego e Formação Profissional para integrar as famílias no mercado de trabalho. Procurou no início do ano lectivo 2010/2011 distribuir material escolar aos beneficiários como mochilas, manuais escolares, material escolar, fatos de treino, e ténis.
A Loja Social é responsabilidade da Divisão de Assuntos Sociais, Educação, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portalegre e foi implementada para dar respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de intervenção e permitindo um melhor planeamento dos serviços e rapidez dos mesmos.
A implementação da Loja Social teve como objectivo, combater a pobreza através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias, estimulando a sua participação e privilegiando o trabalho em Rede com os parceiros locais, nomeadamente o Banco Alimentar; Supermercados Pingo Doce; E-Leclerc; Intermarché; Casa das Batas, Escola de Hotelaria e Turismo, CPCJ; CAFAP; APPACDM; Intervenção Precoce; GAF; Segurança Social; Centro de Hemodiálise; Centro de Emprego e Formação Profissional; Juntas de Freguesia da Sé e S.Lourenço, Centro de Acolhimento a “CASA”, Internatos Masculino e Feminino, entre outras. © NCV

Sem comentários: