25 de janeiro de 2011

Conferência do Professor Freitas do Amaral
na inauguração da Exposição
“Mousinho da Silveira – Pensar Portugal”

Freitas do Amaral assina Livro de Honra do Município.
José Raposo e Joaquim Canário (GACV), António Pita, Freitas do Amaral e Fernando Soares.
António Pita, Freitas do Amaral, Jaime Estorninho, Vitor Frutuoso e Armando Varela.
Um aspecto da assistência.
António José Miranda, Jaime Estorninho e José Raposo acompanharam o conferencista na mesa. 
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide, realizou no passado dia 22 de Janeiro, a inauguração da Exposição “Mousinho da Silveira – Pensar Portugal”, tendo convidado por intermédio do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Emílio Soares, o Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral para proferir uma conferência sobre a vida e a obra daquele ilustre castelovidense.
Freitas do Amaral foi recebido à sua chegada a Castelo de Vide, por alguns elementos da Direcção e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide que convidou o ilustre visitante a assinar o Livro de Honra da Câmara Municipal no Salão Nobre.
A exposição foi inaugurada às 16 horas, no Centro Municipal de Cultura, já com imensa gente que seguiu atentamente as explicações que o Professor Joaquim Pinto Ferreira Canário foi fazendo sobre os documentos expostos, tendo os presentes tecido rasgados elogios sobre o valor desta importante exposição.
Logo de seguida deu-se início à sessão com o Auditório completamente cheio e ainda com algumas dezenas de pessoas de pé, por não haver lugar para estarem sentadas.
O Professor Freitas do Amaral contemplou os presentes com uma magistral lição de história, enaltecendo a figura de Mouzinho da Silveira e referindo-se à sua obra legislativa como sendo um dos marcos mais importantes da nossa história. A Conferência apresentada de forma brilhante, empregando termos simples e expondo factos históricos importantes relacionados com a Revolução Liberal, prendeu atentamente a assistência durante mais de hora e meia que brindou o orador com uma longa salva de palmas.
Entre os convidados registou-se a presença do Governador Civil do Distrito de Portalegre, do Deputado da Assembleia da República, Victor Crespo, do Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Vide, dos Presidentes de Câmara de Castelo de Vide, Marvão e Sousel (este também na sua qualidade de Presidente da CIMAA), dos Presiente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, do Vereador Fernando Tacão Valhelhas, de alguns deputados da Assembleia Municipal, de outros Autarcas, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia e de vários representantes de Associações Culturais e Desportivas do nosso Concelho.
Foi uma sessão extraordinária e muitos dos presentes, para além de enalteceram o ilustre conferencista, deram os parabéns à Direcção do GACV por esta iniciativa. © ZDV/NCV

Sem comentários: