16 de março de 2011

Gabriel Lousada foi estrela no programa "Portugueses pelo Mundo" da RTP


Deve ser, seguramente, um dos melhores programas de viagens que as televisões portuguesas difundem actualmente. Falamos do "Portugueses pelo Mundo" que a televisão pública emite em diversos dos seus canais, entre os quais a RTP 1, a RTP Internacional e mesmo a RTP Mobile. E na edição do último Sábado de Fevereiro, na RTP 1, ficámos alegremente surpreendidos com um dos convidados que serviu de guia na cidade de Marraquexe. Pois na legenda lá constava “Gabriel Lousada, Director Hoteleiro e de Castelo de Vide. E de uma forma descontraída, e muito comunicativa, o Gabriel lá nos maravilhou por recantos fantásticos da citada cidade de Marrocos.
Como é do conhecimento geral, este director hoteleiro é filho do Dr. Homero Rodrigues Lousada e da Madame Brigitte que durante muitos anos foi professora de línguas na Garcia d'Orta, em Castelo de Vide. E muitas foram, certamente, as pessoas que saudaram o casal residente na Rua de Baixo, mais precisamente no edifício onde outrora funcionou a Casa do Povo de Castelo de Vide, ali perto do Albergue João José Le Cocq, por terem visto e apreciado o Gabriel na TV.
Daqui enviamos ao nosso mui nobre conterrâneo um forte abraço de felicitações por esta sua tão bem conseguida participação no "Portugueses pelo Mundo", programa que foi tema de conversa obrigatório nas conversas entre os castelovidenses e também de todos quanto tiveram o privilégio de ver este retrato mágico de Marraquexe.
Artesanato marroquino
Como refere a página da net, de onde retirámos as fotos, do "Portugueses pelo Mundo": «Cada um dos convidados partilha parte da sua vida, no seu novo destino. Uma experiência única como esta faz-nos querer seguir viagem para continuar a descobrir o mais íntimo de cada cultura.
E relativamente a: “Marrocos” significa “Terra de Deus” na língua berbere. Iremos introduzir-nos em Marraquexe, cidade no cruzamento das rotas caravaneiras do deserto e conhecer as suas majestosas e imponentes paisagens, da cordilheira do Atlas aos palmeirais em torno da cidade”.
E os como guias nesta viagem teve: Beatriz Máximo, 38 anos, Empresária e natural de Unhais da Serra; Luís Covão, 38 anos, Chefe de Escala e natural de Lisboa; Miguel Guedes de Sousa, 39 anos, Director de Hotel e natural de Lisboa; João Urbano, 41 anos, Director Geral e natural de Coimbra; E; claro está: Gabriel Lousada, 43 anos, Director de Hotel e natural de Castelo de Vide. Ele guiou-nos, entre outros recantos, pelo renovado bairro industrial de Sidi Ghanem, ponto de encontro do mais inovador artesanato marroquino. Levou-nos ainda ao mais conhecido jardim da cidade, o Majorelle, uma obra de restauro paisagístico de Yves Saint Laurent. © NCV

Sem comentários: