17 de junho de 2011

João Bugalho expõe “Sul dentro de mim”
no Centro Cultural Português no Luxemburgo

João Filipe Flores Bugalho está a expor desde ontem ao final da tarde a sua colecção de pintura “Sul dentro de mim” no Centro Cultural Português no Luxemburgo. 
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada no Centro Cultural Português no Luxemburgo (8, bd. Royal), até ao dia 7 de Julho. 
“É nas planícies sem fim, nos mares de searas verdes ondulando com o vento, nos restolhos dourados que se perdem no horizonte, é lá, no silêncio quente desses campos, que sinto pulsar a vida”, afirma João Bugalho acerca das obras incluídas nesta mostra.
Recorda-se que João Bugalho já passou enteriormente pelo Grão-Ducado; foi há seis anos atrás (Julho de 2004) com a exposição "Margens II", no Instituto Camões.
O pintor português nasceu em Lisboa em Junho de 1942. Passou a infância e o princípio da adolescência em Castelo de Vide donde é originária parte da sua família.
As paisagens circundantes que interiorizou, marcaram-no para sempre e considera essa a sua terra natal. 
Desenhou e pintou até aos 20 anos, prática que suspendeu quando ingressou no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde se formou como engenheiro silvicultor e onde foi orofessor convidado durante 25 anos. A pintura só foi retomada em 1998 e levou João Bugalho a frequentar os cursos de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes e do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma. 
João Bugalho realizou até à data 25 exposições individuais em países comoPortugal, França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Brasil. Tem quadros em várias colecções públicas e particulares em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Luxemburgo e no Tribunal de Contas Europeu. © NCV

Sem comentários: