1 de julho de 2011

Comando Territorial da GNR em Portalegre apresenta programa “Verão Seguro - Chave Directa”


O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana acaba de apresentar mais uma vez na sua área de actuação o programa “Verão Seguro - Chave Directa” desenvolvido a nível nacional desde 2007.
O programa destina-se a apoiar os cidadãos que se encontram no gozo das suas merecidas férias estivais, o qual visa conferir maior segurança às respectivas residências, propiciando, através de acções de um patrulhamento mais intensivo e especialmente dirigido a todos aqueles que solicitam o serviço, um sentimento de maior segurança, no momento em que se deslocam para usufruírem do descanso e lazer.
Este programa, denominado “Verão Seguro - Chave Directa”, foi excepcionalmente bem acolhido pela população residente na zona de acção da GNR, mostrando ser um importante instrumento que tem vindo a contribuir para o aumento dos níveis de segurança.
No presente ano o “Verão Seguro - Chave Directa” terá a sua vigência no período compreendido entre 1 de Julho e 15 de Setembro, e para beneficiar do mesmo o cidadão interessado deverá solicitar uma maior atenção durante as acções de patrulhamento por parte da GNR em relação à sua residência, deslocando-se directamente ao Posto Territorial da sua residência, ou através da elaboração de um formulário via Internet, utilizando o endereço electrónico - https://veraoseguro.mai.gov.pt.
No acto, o cidadão terá de comprovar que se trata efectivamente da sua morada, através de um qualquer documento que permita constatar esse facto. Paralelamente, ser-lhe-á entregue um folheto contendo algumas indicações úteis sobre questões básicas de segurança, que a ele incumbe também realizar, no intuito de se assegurar um maior sucesso na realização desta missão. Deve o cidadão informar, também, se um seu familiar, vizinho ou conhecido, se deslocará à sua residência durante o período da sua ausência, para que, em caso de necessidade, possa ser de imediato contactado, ou em caso de alguém ser encontrado a aceder à residência não surjam situações que possam constituir erro ou equívoco.
A vigilância a efectuar à residência terá um carácter descontínuo, consistindo em passagens periódicas com verificação dos aspectos exteriores de inviolabilidade da mesma e será realizada, fundamentalmente, durante os períodos de patrulhamento nas áreas em que a mesma se situa, e de forma inopinada a horas distintas, isto para que não se criem hábitos rotineiros. Sempre que se verifique uma anomalia ou ocorrência, o Posto Territorial enceta de imediato as diligências necessárias junto do cidadão, no sentido de este ficar conhecedor, em tempo, dos factos. © NCV

Conselhos úteis aos cidadãos

· Instalar um alarme contra intrusão e informe as forças de segurança com jurisdição na sua área de residência.
· Dê uma aparência de actividade à sua residência;
· Peça a alguém que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, e ligue a iluminação interior algumas noites;
· Não divulgue a estranhos que vai de férias;
· Verifique e feche bem as portas e janelas;
· Não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio; peça a alguém da sua confiança para a recolher;
· Catalogue, se possível, os seus objectos de valor e anote os seus números de série;
· Se possível, saia de casa para gozar as suas férias, as horas com menos movimento.
· Informe o seu vizinho de confiança: ele é a sua segurança mais próxima; a solidariedade entre vizinhos inibe a acção dos marginais;
· Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objectos de arte. 

Sem comentários: