O projecto Por Terras Raianas, de que faz parte o Município de Castelo de Vide, conta com um orçamento superior a um milhão de euros para o biénio 2011-2012.
Mais concretamente esta iniciativa transfronteiriça beneficiará de um investimento global de 1 033 333 euros destinados à promoção, sustentabilidade e modernização turística do Circuito Turístico Por Terras Raianas que será cofinanciado em 75% (775 000 euros) através de fundos FEDER da União Europeia.
Os doze municipios participantes contribuirão com os reastantes 25 % (258 333 euros) no quadro da Área de Cooperação Centro-Extremadura-Alentejo.
Nesta nova fase que vai agora começar o proyecto centrará as suas actividades em quatro grandes áreas como sejam as novas tecnologias, o meio ambiente, a formação para o emprego e a promoção turística.
Esta nova fase do projecto começará a desenvolver-se logo após o Verão tendo-se já realizado uma primeira reunião de trabalho na vizinha localidade Extremenha de Albuquerque.
Recorda-se que este programa se iniciou como aliança estratégica de desenvolvimento turístico-patrimonial para a valorização do circuito turístico integrado por doze cidades históricas da Raia luso-extremenha: Coria, Idanha-a-Nova, Alcântara, Valência de Alcântara, Marvão, Castelo de Vide, Olivença, Campo Maior, Estremoz, Alburquerque, Barcarrota e Jerez de los Caballeros.
O objetivo é o de, por um lado valorizar o amplo e variado património cultural enatural detoda a azona através da promoção turística conjunta e, por outro, a intenção de criar uma nova região turística que faça desaparecer o denominado efeito de fronteira até ao ponto de se converter no centro nevrálgico dos mercados emissores hispano-portugueses com a intenção de fazer frente a outros destinos turísticos próximos e consolidados como sejam por exemplo Cáceres, Trujillo, Mérida ou Évora. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o mapa. |
Sem comentários:
Enviar um comentário