5 de agosto de 2011

Segundo inquérito do Estudo do Perfil do Visitante
chega ao terreno já na próxima segunda-feira


O segundo inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista do Alentejo chega ao terreno já na próxima segunda-feira, dia 8 de Agosto. Neste âmbito, até 15 de Setembro, as equipas de inquiridores vão estar no terreno para realizar mil entrevistas em 14 localidades da região, nomeadamente Évora, Monsaraz, Vila Viçosa, Elvas, Beja, Mértola, Serpa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Tróia, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Alqueva.
Realizados de forma aleatória, os inquéritos incidem sobre quatro grandes categorias que permitem aferir o grau de satisfação e o perfil do turista que se desloca ao Alentejo, designadamente as motivações e expectativas dos visitantes, a satisfação com o destino, as características da reserva e da viagem e as características sócio-demográficas.
O primeiro inquérito realizou-se no Carnaval e através das informações desta segunda aplicação vamos complementar os dados já recolhidos, de modo a que possamos traçar o perfil de quem visita a região. Estas acções são a maior operação estatística realizada até hoje no território”, esclareceu o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
O mesmo responsável reiterou ainda que “o projecto do Observatório Regional de Turismo - no qual se insere a realizada dos inquéritos - é fundamental para a monitorização da actividade turística do destino, pois através das sondagens são fornecidos, aos parceiros públicos e privados, dados qualitativos e quantitativos que permitem um conhecimento mais concreto sobre quem visita o território”.
Refira-se que a primeira aplicação foi realizada no período do Carnaval, após um teste onde foi verificada a eficácia do inquérito. O inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista vai ser sempre realizado nas épocas do Carnaval e Verão, nos mesmos locais.
Com coordenação técnico-científica do CESTUR (Centro de Estudos de Turismo), o projecto tem ainda como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora.
Recorde-se que o Observatório Regional de Turismo do Alentejo, lançado pela Turismo do Alentejo em Setembro de 2010, tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO. © NCV


Sem comentários: