15 de agosto de 2011

XVIII Festival Medieval de Albuquerque celebrou casamento de Inês de Castro com D. Pedro I



Segundo reza uma lenda a dama espanhola Inês de Castro terá casado em segredo na vila de Alburquerque com D. Pedro de Portugal. E é a história desse amor que é revivida desde há 18 anos na localidade fronteiriça de Albuquerque, na província de Badajoz, graças a sua recreação histórica no Festival Medieval, que se organiza desde 1994. 
O XVIII Festival Medieval de Albuquerque decorreu de 11 a 14 de Agosto e terminou com uma ceia medieval no Convento de S. Francisco.

"O que é sabido de ciência certa é que D. Inês de Castro permaneceu durante 10 anos na fortaleza de Alburquerque", refere uma reportagem do "Arronches em Notícias". 

D. Inês de Castro, que morreu a 7 de Janeiro 1355, foi uma dama castelhana, filha ilegítima de Pedro Fernandez de Castro com D. Aldonza Soares de Valadares, que se tornou conhecida ao ter sua história lembrada por Camões no Canto III de "Os Lusíadas", onde faz referência à "...mísera e mesquinha, que depois de ser morta foi rainha...". Foi amante e declarada postumamente esposa legítima de Pedro I de Portugal. 
Fonte: blogue "Arronches em Notícias"

Sem comentários: