22 de setembro de 2011

Taxas do IMI a cobrar em 2012 aprovadas
pela maioria PSD na Assembleia Municipal


A Assembleia Municipal de Castelo de Vide, reunida no passado dia 19 de Setembro, aprovou por maioria a proposta do Executivo Municipal sobre as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano de 2011 (a cobrar em 2012). Votaram a favor os 12 represnetantes do grupo Municipal do PSD e contra os 6 deputados do grupo Municipal do PS. O representante do Transfomação Independente não esteve presente.
As taxas a aplicar aos prédios urbanos já avaliados de acordo com o novo Código do IMI passaram de 0,3% para 0,4%, mantemndo-se em 0,7% a taxa aplicável aos p+rédios urbanos que não sofreeram qualquer modificação ou transacção.
Julieta da Rosa Carrilho na CPCJ
A Assembleia procedeu ainda à eleição de um seu representante na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens decorrente do pedido de afastamento apresentado por Joaquim Belo. Proposta pela bancada do PSD foi eleita Julieta da Rosa Carrilho com 9 votos a favor, 5 votos contra e 4 abstenções. O Grupo Municipal do PS – que já havia indicado Joaquim Belo no início do mandato – apresentou a candidatura de Isabel Maria Barrento Carita que também foi sufragada e obteve 7 votos a favor, 4 contra e 7 abstenções.
Por outro lado, os deputados municipais confirmaram ainda (por maioria com abstenção da bancada do PS) a saída do Município de Castelo de Vide da Associação de Municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre decidida recentemente pela Câmara Municipal.
IMI não deve ser apenas “fonte de receita”
Na sua declaração de voto sobre as taxas do IMI o Grupo Municipal do PS argumentou que o aumento (taxa de 0,3% para 0,4%) abrange munícipes contribuintes já relativamente discriminados e sobrecarregados de impostos por já terem visto actualizados os valores dos seus imóveis.
Continuamos a pensar que o IMI – como quaisquer instrumentos fiscais à disposição de quaisquer governantes - não deve ser apreciado exclusivamente como uma fonte de receita, o que transparece continuar a ser a perspectiva dominante do Executivo, apesar dos apelos da própria bancada do PSD no sentido da diferenciação de tratamento dos “prédios devolutos, degradados ou em ruínas no tecido urbano”.
A solicitação do grupo Municipal do PS a Assembleia Municipal foi informada pelo Presidente da Câmara, António Ribeiro, sobre a situação dos projectos municipais em curso e cujas candidaturas estão apresentadas ou estão em vias de o ser. A Assembleia fez ainda umponto da situação sobre o projecto de revisão do PDM em curso. © NCV

Sem comentários: