9 de setembro de 2011

Vereador Daniel Carreiras negoceia nos Açores
“parceria atlântica” para projecto
de valorização do património judaico nos EUA


Encontra-se em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, o vereador Daniel Carreiras da Silva com a missão de numa” primeira reunião de trabalho” com o objectivo de “determinar os perímetros” de uma “parceria atlântica” para valorização do património judaico, como anuncia uma nota de imprensa distribuida ontem pelo GCP através do sítio Internet da Autarquia.
A parceria envolverá o Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a rede de Judiarias de Portugal e terá a sua concretização em New Bedford, no Estado do Massachussets, nos EUA.
O contacto segue-se à visita da Directora Regional das Comunidades do Governo Regional Açoreano, Maria da Graça Castanho, que no passado dia 20 de Agosto esteve em Castelo de Vide reunida com o Vice-presidente da Câmara Municipal, António Pita, a quem “solicitou colaboração e apoio científico para a produção de conteúdos, nomeadamente em matéria de genealogia judaica, isto, atendendo aos muitos anos de investigação e investimento que Castelo de Vide tem vindo a fazer nesta área”.
Esta parceria “envolverá Castrelo de Vide e até a recém-criada rede de judiarias portuguesas, cuja presidência, como se sabe, foi entregue à Câmara Municipal de Castelo de Vide”.
“O Governo dos Açores, através da sua Direcção Regional das Comunidades, está a trabalhar num projecto que consiste na aquisição de uma infra-estrutura composta por três edifícios em New Bedford, estado do Massachussets, EUA, e que será doada por um filantropo açoriano, o Sr. James de Mello”.
O projecto, que será gerido por uma fundação, a partir do estrangeiro, e que pretende ser inovador e ter grande relevância social, segundo afirmou a própria Direcção Regional das Comunidades, consiste na criação de um conjunto de valências: entre outras, uma sinagoga, um museu de língua e cultura portuguesas e uma exposição permanente subordinada ao tema dos judeus sefarditas”. © NCV

Sem comentários: