10 de outubro de 2011

Escola Superior de Educação de Portalegre anunciou a conclusão de dois doutoramentos


A ESEP - Escola Superior de Educação de Portalegre acaba de anunciar a conclusão de dois doutoramentos: de Luísa Maria Serrano de Carvalho em Ciências da Educação com a defesa da tese intitulada “A aprendizagem de indivíduos não-alfabetizados pertencentes a comunidades com elevados índices de analfabetismo” e de Maria Luísa de Sousa Panaças em
Intervención Psicopedagógica y Educación Especial com a defesa da tese intitulada “Desenvolvimento das Culturas Inclusivas para a Educação em Portugal: um estudo de caso”.
Ciências da Educação
Luísa Maria Serrano de Carvalho concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação com a defesa da tese intitulada “A aprendizagem de indivíduos não-alfabetizados pertencentes a comunidades com elevados índices de analfabetismo”.
Em conformidade com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor pela Universidade do Évora, a tese foi “Aprovada com Distinção e Louvor” (18 valores).
Assumindo como principal objectivo da tese, identificar e caracterizar eventuais estilos de aprendizagem, existentes em comunidades com elevadas taxas de analfabetismo, a investigação centrou-se no estudo dos processos de aprendizagem de indivíduos analfabetos de seis localidades do concelho de Alandroal e compreendeu a realização de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional. A análise descritiva e inferencial corroborou a hipótese de que foi o facto de os indivíduos se localizarem em comunidades, com determinadas características geográficas, culturais, económicas e sociais, que conduziu ao desenvolvimento de dados saberes/maneiras de fazer, que se traduziram em eventuais estilos locais de aprendizagem.
A prova pública de defesa da tese ocorreu no dia 12 de Julho na Sala de Actos da Universidade de Évora, sendo o Júri constituído pelo Professor Doutor Rui Junqueira Lopes (Universidade de Évora, presidente), pelo Professor Doutor Alexandre Castro-Caldas (Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa), pelo Professor Doutor Abílio Amiguinho (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre), pelo Professor António Neto (Universidade de Évora), pelo Professor Fernando Ilídio (Instituto da Educação da Universidade do Minho), pela Doutora Patrícia Durães Ávila (ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa) e pelo Professor Doutor José Bravo Nico (Universidade de Évora, orientador).
Intervenção Pscopedagógica e Educação especial
Maria Luísa de Sousa Panaças concluiu o Doutoramento em Intervención Psicopedagógica y Educación Especial com a defesa da tese intitulada “Desenvolvimento das Culturas Inclusivas para a Educação em Portugal: um estudo de caso”. De acordo com as normas regulamentares na Universidade da Estremadura, Espanha, a tese foi Aprovada com Sobresaliente cum laude.
A tese apresenta a investigação que teve como objecto de estudo as políticas e práticas das escolas que contribuem para uma inclusão bem-sucedida. Foram utilizados métodos qualitativos e entrevistados professores do ensino regular e de educação especial e directores de agrupamentos de escolas do distrito de Portalegre.
O acto público de defesa da tese ocorreu no passado dia 19 de Setembro na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Estremadura, Espanha, sendo o Júri constituído pelo Professor Doutor David Rodrigues (Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, Portugal), pela Professora Doutora Luzia Lima, (Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, Portugal), pelo Professor Doutor Abílio Maroto Amiguinho, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Educação, Portugal), pela Professora Doutora Isabel Cuadrado Gordillo (Universidade da Estremadura, Espanha) e pela Professora Doutora Rosa Oria Segura (Universidade da Estremadura, Espanha). © NCV

Sem comentários: