A ESEP - Escola Superior de Educação de Portalegre acaba de anunciar a conclusão de dois doutoramentos: de Luísa Maria Serrano de Carvalho em Ciências da Educação com a defesa da tese intitulada “A aprendizagem de indivíduos não-alfabetizados pertencentes a comunidades com elevados índices de analfabetismo” e de Maria Luísa de Sousa Panaças em
Intervención Psicopedagógica y Educación Especial com a defesa da tese intitulada “Desenvolvimento das Culturas Inclusivas para a Educação em Portugal: um estudo de caso”.
Ciências
da Educação
Luísa
Maria Serrano de Carvalho concluiu o Doutoramento em Ciências
da Educação com a defesa da tese intitulada “A aprendizagem de
indivíduos não-alfabetizados pertencentes a comunidades com
elevados índices de analfabetismo”.
Em conformidade com o Regulamento do
Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor pela Universidade do
Évora, a tese foi “Aprovada com Distinção e Louvor” (18
valores).
Assumindo
como principal objectivo da tese, identificar e caracterizar
eventuais estilos de aprendizagem, existentes em comunidades com
elevadas taxas de analfabetismo, a investigação centrou-se no
estudo dos processos de aprendizagem de indivíduos analfabetos de
seis localidades do concelho de Alandroal e compreendeu a realização
de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional. A
análise descritiva e inferencial corroborou a hipótese de que foi o
facto de os indivíduos se localizarem em comunidades, com
determinadas características geográficas, culturais, económicas e
sociais, que conduziu ao desenvolvimento de dados saberes/maneiras de
fazer, que se traduziram em eventuais estilos locais de aprendizagem.
A
prova pública de defesa da tese ocorreu no dia 12 de Julho na Sala
de Actos da Universidade de Évora, sendo o Júri constituído pelo
Professor Doutor Rui Junqueira Lopes (Universidade de Évora,
presidente), pelo Professor Doutor Alexandre Castro-Caldas (Instituto
de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa), pelo
Professor Doutor Abílio Amiguinho (Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico de Portalegre), pelo Professor António Neto
(Universidade de Évora), pelo Professor Fernando Ilídio (Instituto
da Educação da Universidade do Minho), pela Doutora Patrícia
Durães Ávila (ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e
da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa) e pelo Professor
Doutor José Bravo Nico (Universidade de Évora, orientador).
Intervenção
Pscopedagógica e Educação especial
Maria
Luísa de Sousa Panaças concluiu o Doutoramento em Intervención Psicopedagógica y Educación Especial com a defesa da tese intitulada “Desenvolvimento das Culturas Inclusivas
para a Educação em Portugal: um estudo de caso”. De
acordo com as normas regulamentares na Universidade da Estremadura,
Espanha, a tese foi Aprovada com Sobresaliente cum laude.
A
tese apresenta a investigação que teve como objecto de estudo as
políticas e práticas das escolas que contribuem para uma inclusão
bem-sucedida. Foram utilizados métodos qualitativos e entrevistados
professores do ensino regular e de educação especial e directores
de agrupamentos de escolas do distrito de Portalegre.
O
acto público de defesa da tese ocorreu no passado dia 19 de Setembro
na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da
Estremadura, Espanha, sendo o Júri constituído pelo Professor
Doutor David Rodrigues (Instituto Piaget,
Instituto Superior de Estudos Interculturais e
Transdisciplinares, Portugal), pela
Professora Doutora Luzia Lima, (Instituto Piaget,
Instituto Superior de Estudos Interculturais e
Transdisciplinares, Portugal), pelo
Professor Doutor Abílio Maroto Amiguinho, Instituto Politécnico de
Portalegre, Escola Superior de Educação, Portugal),
pela Professora Doutora Isabel Cuadrado Gordillo (Universidade
da Estremadura, Espanha) e pela Professora Doutora Rosa
Oria Segura (Universidade da Estremadura, Espanha).
©
NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário