27 de outubro de 2011

Instituto Politécnico de Portalegre em projecto nacional que aposta nas energias renováveis


O Instituto Politécnico de Portalegre é um dos parceiros que participam no projecto “Desenvolvimento de Biocombustíveis de 2ª Geração”, liderado pela Petrogal e co-financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação/Agência para a Energia (FAI/ADENE).
Com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, o IPP é responsável pela etapa III do projecto: “Desenvolvimento do processo de extracção e qualidade do óleo de Jatropha para produção de Biodiesel”. Em parceria com o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Politécnico de Portalegre também vai trabalhar na etapa n.º 5 do projecto: “Tratamento, produção e testes de Biodiesel de Jatropha em motores”.
Os trabalhos elegíveis, avaliados em perto de dois milhões de Euros, são financiados em cerca de 50% pelo FAI, sendo o restante suportado pela Galp Energia e na etapa relativa à produção de Biodiesel com uma comparticipação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Parcerias a 3 anos
No passado dia 21 de Outubro, na sede da Galp Energia, procedeu-se à assinatura dos contratos que regulam as diversas parcerias, que têm a duração de três anos.
A colaboração do Instituto Politécnico de Portalegre com a Galp Energia, na área das culturas oleaginosas para a produção de biocombustíveis, acontece desde 2008. Em Julho de 2009, essa cooperação foi reforçada, com a cedência especial do Professor Doutor Gonçalo Barradas (docente da Escola Superior Agrária), que actualmente se encontra a desempenhar as funções de director agrícola da Galp, em Moçambique.
O IPP também conta com o apoio da Galp, como entidade parceira, para o desenvolvimento do projecto do Centro de BioEnergia. © NCV

Sem comentários: