28 de outubro de 2011

Secretariado Regional de Portalegre da União
das Misericórdias reuniu em Castelo de Vide





Conforme estava anunciado o Secretariado Regional de Portalegre da União das Misericórdias reuniu no passado dia 25 de Outubro, no Centro Municipal de Cultura, em Castelo de Vide, com a presença da quase totalidade dos seus membros. Na Mesa do Secretariado estavam presentes, o Presidente do Secretariado Regional, Sr. Mário de Carvalho Cruz, Provedor da Misericórdia do Crato, ladeado pelo Sr. Aurelino Ramalho, Assessor do Presidente da UMP, pelo 1º. Secretário, José Lopes Duarte Baião, Provedor Misericórdia de Alpalhão, pelo 2º. Secretário, Juvenal da Silveira Abrantes, Provedor da Misericórdia de Sousel, e pelo Sr. Fernando Emílio Soares, Provedor da Misericórdia de Castelo de Vide.
Os trabalhos iniciaram-se com a aprovação por maioria, da Acta da Reunião anterior realizada em Montargil, no dia 17 de Maio de 2011, seguindo-se de imediato a análise e discussão da situação das Misericórdias do Distrito no momento actual, tendo-se estabelecido um debate vivo e interessante por parte de muitos Provedores, apontando os problemas mais prementes que afectam as respectivas Misericórdias.
O aumento do IVA, na electricidade, na água e no gás, associado ao aumento dos custos com os produtos e serviços necessários ao bom funcionamento das Instituições, implicam um desmesurado aumento nas despesas que agravam a situação económica de todas as Misericórdias do Distrito. Evidenciou-se nas intervenções uma postura crítica mas construtiva, procurando ao mesmo tempo propor soluções aos responsáveis governamentais e aos organismos que tutelam a distribuição dos serviços enunciados, procurando minimizar os efeitos que a alteração dos custos que põem em perigo a sustentabilidade das Instituições.
No final da Reunião a mesa apresentou uma proposta de Moção, com o registo dos problemas que foram apresentados e manifestando a vontade expressa das Misericórdias do Distrito de Portalegre quererem nestes momentos de crise, estar do lado da solução e não do problema. A Moção foi aprovada por unanimidade e ficou decidido enviá-la aos Srs. Ministros da Solidariedade Social e da Saúde e ao Presidente do Secretariado Nacional das Misericórdias Portuguesas, bem como à imprensa local.
Após o encerramento dos trabalhos o Sr. Fernando Emílio Soares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, visivelmente satisfeito com a elevada forma participativa dos presentes e na qualidade de anfitrião, congratulou-se com os bons resultados saídos desta Reunião convidando todos os presentes a um pequeno convívio que se realizou nas novas instalações do Centro de Dia da Instituição.
Martins Raposo

Sem comentários: