A Câmara Municipal de Nisa celebrou com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Alentejo – Inalentejo um contrato de financiamento para o Loteamento Industrial de Nisa. A obra de ampliação do loteamento da zona de actividades económicas foi já adjudicada à empresa Vibeiras, na sequência de um concurso público.
O projecto de ampliação proporcionará mais 49 lotes para actividades empresariais, abrangendo uma área de cerca de 59 mil metros quadrados. No projecto são contempladas as infra-estruturas viárias (arruamentos e pavimentações) e as redes de águas, de esgotos, de electricidade e de telecomunicações.
Recorda-se que esta zona industrial do concelho vizinho começou com 36 lotes (numa área global de cerca de 7 hectares) já todos ocupados e que foram vendidos ao preço médio simbólico de 2 euros por metro quadrado.
Investimento de 1,8 milhões de euros
O contrato de financiamento dá sequência à candidatura aprovada para co-financiamento pelo FEDER apresentada pelo Município de Nisa ao Inalentejo no âmbito do Sistema de Apoio a Áreas de Acolhimento Empresarial e Logístico. O montante de investimento elegível total para a operação é de € 1.792.116,46 (um milhão, setecentos e noventa e dois mil, cento e dezasseis euros e quarenta cêntimos), tendo sido aprovada uma comparticipação financeira FEDER correspondente a oitenta porcento daquele montante.
O contrato entre o Município de Nisa e o Inalentejo determina que a operação será realizada no prazo de 24 meses.
Objectivos definidos
Para esta intervenção na Zona de Actividades Económicas de Nisa foram definidos os seguintes objectivos: expandir e dinamizar a zona industrial existente, de forma a criar novas acessibilidades físicas e de informação; fixar empresas de segmentos e produções tradicionais incrementando um carácter industrial, de forma a torná-las mais competitivas; qualificar e diversificar o perfil das empresas existentes, bem como incrementar dinâmicas para atrair novas empresas; dinamizar e promover a base produtiva local, de forma a criar novos postos de trabalho, formação profissional e valorização dos recursos humanos; - Consolidar os equipamentos de serviços de apoio à actividade económica; melhorar e criar novos canais de promoção, distribuição e comercialização; acolhimento de novas unidades empresariais com novas competências e de maior valor acrescentado; contribuir para qualificar e integrar o concelho de Nisa, tornando-o mais atractivo e melhorando a qualidade de vidas das pessoas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário