23 de janeiro de 2012

Eugénio Lisboa homenageado em Portalegre
com apresentação de livro a 27 de Janeiro


A Biblioteca Municipal de Portalegre foi o local escolhido para a apresentação do livro “Eugénio Lisboa: vário, intrépido e fecundo” da autoria da Professora Doutora Otília Pires Martins, e para a inauguração da Exposição Bibliográfica “José Régio: seus papéis e lugares”, que terá lugar dia 27 de Janeiro pelas 17h00. Estarão presentes neste evento Eugénio Lisboa e o Reitor da Universidade de Aveiro Professor Doutor Manuel Assunção. 
Eugénio Lisboa é hoje o mais consagrado estudioso da geração literária presencista, nomeadamente de José Régio, que conheceu em Portalegre e de quem foi amigo de longa data e será homenageado com a obra “Eugénio Lisboa: vário intrépido e fecundo”, que reúne 70 textos dedicados ao próprio, de autores como António Braz Teixeira, Anabela Rita, Eduardo Pitta, Fernando J.B. Martinho, Guilherme de Oliveira Martins, Isabel Ponce de Leão, João Francisco Marques, João Bigotte-Chorão, José Augusto França, Luís Amaro, Martim de Gouveia e Sousa, Nuno Judíce, Teresa Silva Lopes, entre outros. 
José Régio: seus papéis e lugares” 
A par desta homenagem, pode ainda ser visitada a Exposição Bibliográfica “José Régio: seus papéis e lugares”, que pretende mostrar ao público um conjunto de documentos do Centro de Estudos José Régio, em Portalegre, relativos ao tempo do escritor. Os “papéis” que, testemunham o seu tempo de escola, de ensino, as suas preferências literárias, os seus gastos, as amizades, os admiradores, entre muitos outros. 
A Exposição estará patente até 29 de Fevereiro das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00 de Terça-Feira a Domingo.
Centro de Estudos José Régio
O Centro de Estudos José Régio, sediado na Biblioteca Municipal de Portalegre, procura ser um pólo de atracção, para estudiosos das modernas correntes da literatura e da cultura portuguesas em geral, e da vida e obra de José Régio em particular.
Constitui-se como centro bibliográfico com secções de manuscritos, livros, revistas e jornais onde se pretende reunir a vasta bibliografia regiana, activa e passiva, diferentes edições das suas obras, revistas literárias onde colaborou, assim como outras obras sobre a cultura portuguesa contemporânea. Procura-se reunir toda a bibliografia do Poeta e colocá-la à disposição de estudiosos, sejam eles alunos ou professores dos diferentes estabelecimentos de ensino da cidade e da região ou outros interessados.
O Centro de Estudos José Régio assumiu-se como um centro bibliográfico, em contraste com o Centro de Estudos Regianos, de Vila do Conde, que é essencialmente documental.
O Centropublicou, de 1989 a2004, 6 boletins onde constam levantamentos bibliográficos da imensa produção regiana na imprensa periódica. © NCV

Sem comentários: