Sob a presidência do Bispo D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, reuniu no passado sábado dia 4 de Fevereiro o Conselho Diocesano de Pastoral.
A reunião decorreu na Casa Diocesana da Mem Soares, em Castelo de Vide.
Entre os assuntos debatidos estiveram o Sínodo Diocesano em movimento que “já estimulou a constituição de vários grupos”. A Quaresma “foi outro assunto que levou à reflexão donde surgiram algumas propostas pastorais a poderem ser concretizadas nas paróquias”.
Também a Peregrinação Diocesana a Fátima, no último domingo de maio, ocupou parte dos trabalhos “dando uma maior atenção à participação dos jovens”.
Segundo uma nota inserta na página web da Diocese, o director da Pastoral Social da Diocese apresentou “os desafios da Caritas Diocesana que vão ao encontro da pessoa toda nas suas diversas circunstâncias. E tal só é possível porque a Caritas Diocesana já se encontra com uma estrutura organizada. Como respostas às problemáticas que vão aparecendo, a Caritas cria um Plano de Apoio a cada pessoa ou família através da “Loja Solidária”, da ajuda monetária, encaminhamentos diversos de certificação, formação, entre outras”.
Durante o ano de 2011 foram gastos mais de 51 000 euros em toda a Diocese “depois de analisados os pedidos”. Na Diocese, há 28 grupos da “Caritas Paroquial”.
Foi ainda anunciado que no próximo dia 3 de Março será a celebração do “Dia Diocesano da Pastoral Social” em Ponte de Sor. Mais foi informado que, na diocese, realizar-se-á a “Jornada Diocesana da Família” em Nisa no dia 10 de Março.
Por outro lado, já no próximo sábado, dia 11, tem lugar o Retiro para Famílias/Casais no seminário de Portalegre. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário